Viçosa comemora o Dia da Mulher Negra e o Dia do Escritor nesta sexta

Além de programação cultural diversificada, o evento também promove oficina escrita criativa.

Viçosa comemora o Dia da Mulher Negra e o Dia do Escritor nesta sexta
Secult

O Conselho Municipal pela Igualdade Racial (COMPIR) promove nesta sexta-feira, 25, uma celebração conjunta do Dia da Mulher Negra Brasileira e do Dia Nacional do Escritor. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos e Juventude e conta com uma programação diversificada, com destaque para a participação das escritoras negras Teresinha Ferreira, de Viçosa, e Maria Luísa Marcelino, de Ubá. As atividades começam às 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Mário Dutra, localizada na Praça do Rosário, nº 5, antigo prédio da Prefeitura.

Antes, no Calçadão Arthur Bernardes, acontecem apresentações de dança com os artistas Yan Castro e Luid Barros, com o espetáculo Olhar Complexo, e com as bailarinas Sttefany e Vanessa, que apresentam as coreografias Ginga e Diálogos Urbanos.

A programação segue na biblioteca, onde acontece uma intervenção poética protagonizada por mulheres do coletivo Slam do Turvo. Em seguida, as escritoras homenageadas participarão de uma roda de conversa. Nela abordarão suas trajetórias, obras e vivências enquanto mulheres negras. A atividade será acompanhada da Oficina de Escrita Criativa ministrada por Barbara Antunes, na qual as histórias das autoras servirão de inspiração para a produção de poesias que serão lidas e declamadas ao final.

O evento foi deliberado na reunião do COMPIR em 15 de julho, como forma de promover as datas e valorizar as protagonistas da celebração. Na mesma reunião, o Conselho também aprovou, em primeira votação, seu regimento interno — um marco para o fortalecimento do órgão, criado pela Lei Municipal nº 2.538/2016, com caráter normativo, consultivo e deliberativo.