Ativista usa tribuna da Câmara de Viçosa para defender inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho
Na Câmara de Viçosa, comissão da UFV defende a implementação do programa nacional Empregabilidade TransBrasil para combater a exclusão no município
A necessidade de ampliar o acesso de pessoas trans e travestis ao mercado formal de trabalho foi tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa na reunião realizada na segunda-feira, 8. A fala foi feita por Vivian Viana, vice-presidente da Comissão de Cotas Trans Travestis da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que defendeu a implementação do programa Empregabilidade TransBrasil no município.
Ao iniciar sua participação, Vivian destacou que junho é reconhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e chamou atenção para os desafios enfrentados pela população trans no país. Segundo ela, a exclusão do mercado de trabalho ainda é uma das principais barreiras para a garantia de direitos e da autonomia financeira dessas pessoas.
Durante a exposição, Vivian apresentou o programa Empregabilidade TransBrasil, iniciativa criada pela assessora parlamentar e ativista Malu Almeida, ligada ao gabinete da deputada federal Duda Salabert. O projeto tem como objetivo aproximar empresas e profissionais trans por meio de uma plataforma nacional de empregabilidade.
Vivian argumentou que a cidade, reconhecida nacionalmente por sua vocação educacional, reúne condições para promover iniciativas de inclusão produtiva voltadas à população trans e travesti. Ela afirmou que a ampliação das oportunidades de trabalho formal pode contribuir para reduzir situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esse grupo.
Ao final da fala, a representante solicitou o apoio dos vereadores para levar a discussão ao Executivo Municipal e ao setor empresarial da cidade, buscando viabilizar a implementação da iniciativa em Viçosa.


Comentários (0)