Polícia Civil indicia 12 pessoas e desarticula esquema financeiro do tráfico em Viçosa

PCMG concluiu inquérito da Operação Faetonte 02 em Viçosa. Doze pessoas foram indiciadas por tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Jun 18, 2026 - 13:19
 0
Polícia Civil indicia 12 pessoas e desarticula esquema financeiro do tráfico em Viçosa
Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, nessa terça-feira, 16, o inquérito policial da Operação Faetonte 02, deflagrada em abril deste ano, em Viçosa. Ao todo, 12 pessoas foram indiciadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A investigação, conduzida pela equipe responsável pelos casos relacionados ao tráfico de drogas e homicídios em Viçosa, revelou a atuação de uma organização criminosa estruturada nos bairros São Sebastião, Vale do Sol, Morro do Café, Fuad Chequer e regiões adjacentes. As apurações apontaram uma divisão de funções entre os integrantes, o controle de pontos de venda de entorpecentes, a movimentação financeira clandestina e a utilização de contas bancárias de terceiros para ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas.

 Operação

Durante a operação Faetonte 02, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. As equipes apreenderam drogas, celulares, veículos, dinheiro e outros materiais relacionados às atividades criminosas. Os itens foram periciados e incorporados ao conjunto probatório do inquérito policial, reforçando as evidências reunidas durante a investigação. Os trabalhos policiais também identificaram a utilização de contas bancárias de terceiros para receber e movimentar valores provenientes do tráfico de drogas, caracterizando indícios da prática de lavagem de dinheiro. Com base nas provas produzidas, a Polícia Civil obteve na Justiça o bloqueio de contas bancárias vinculadas a investigados suspeitos de integrar o esquema financeiro da organização criminosa.

O delegado responsável pela investigação, Renato Zanco, também requereu que os valores eventualmente declarados perdidos em favor do Estado sejam destinados ao fortalecimento das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas e aos crimes contra a vida. Além disso, representou pela manutenção das prisões preventivas dos principais integrantes do grupo, diante da necessidade de preservação da ordem pública e de impedir a continuidade das atividades criminosas. O delegado destacou ainda a importância da conclusão do inquérito para o enfrentamento ao crime organizado na região.

"A Polícia Civil vem trabalhando incansavelmente para apurar os recentes crimes contra a vida e para desarticular as organizações criminosas por trás desses fatos, dando uma resposta efetiva à sociedade. A conclusão da operação Faetonte 02 demonstra o compromisso da instituição com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e aos grupos criminosos responsáveis por fomentar a violência em nossa região", afirmou.

O procedimento investigativo foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências cabíveis.

Fonte: PCMG