A 4elles Filmes divulgou, na última quinta-feira, 30, o quinto episódio da série especial "UFV 100 Anos", que, por meio de um formato de podcast, promove entrevistas com personagens e figuras importantes da história da Universidade Federal de Viçosa.
Neste ato, o entrevistado da vez foi o gerente executivo dos Laticínios Viçosa, Aristides Fialho Dias, que falou sobre sua trajetória como estudante e das pessoas que ajudaram a construir a história industrial da UFV.
"E tem curiosidade: você sabia que o Doce de Leite Viçosa já foi desclassificado de um concurso por causa da sua coloração? A tonalidade que hoje é uma de suas marcas já foi considerada fora do padrão", disse o 4elles.
OUTROS ENTREVISTADOS
Até o momento, a série especial já entrevistou outras quatro grandes figura da história ligada à universidade viçosense centenária.
No primeiro episódio, o entrevistado foi Antônio Bartolomeu, integrante da primeira turma de Engenharia Florestal do Brasil e o primeiro formado na própria área a lecionar no curso de Viçosa, que antes tinha apenas professores da Agronomia.
Enquanto, no segundo episódio, foi a vez de Geraldo Magela, filho de um ex-funcionário do refeitório da UFV. Também conhecido como Branco, Geraldo compartilhou histórias de pessoas que se dedicaram quatro décadas à instituição.
Terezinha iniciou sua história na universidade em 1964, quando seu pai voltou a Viçosa para lecionar. No capítulo, ela relembra o impacto da instituição ao longo de sua vida e destaca vivências de momentos históricos da UFV.
Por fim, o quarto episódio entrevista a ex-professora de Engenharia de Alimentos e primeira ex-reitora da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Nilda de Fátima Ferreira Soares.
Durante a conversa com o host Rodrigo Martinho, ela fala da importância de sua mãe, considerada o alicerce de toda a trajetória de Nilda, e relembra sua caminhada desde os tempos de estudante até chegar ao cargo mais importante de uma universidade pública.
Todos os episódios estão disponíveis no canal 4elles, do YouTube.
Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua na equipe do Folha da Mata desde 2024. É diretor do blog, das edições diárias e das redes sociais. Também produz matérias para a edição impressa.
No Jornal Folha da Mata, utilizamos cookies para garantir o funcionamento seguro do site, melhorar sua experiência de navegação, permitir o suporte via WhatsApp e, futuramente, exibir anúncios personalizados. Ao aceitar, você concorda com o uso dessas tecnologias de acordo com a nossa Política de Privacidade.