Confira orientações do Procon Viçosa para esta Black Friday

Recomendações incentivam pesquisa prévia e cautela durante as compras

Confira orientações do Procon Viçosa para esta Black Friday
Black Fryday é uma das maiores ações promocionais do ano - Foto:Divulgação/PMV

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Viçosa divulgou orientações para consumidores e lojistas durante a ação promocional conhecida como “Black Friday”, que acontece nesta sexta-feira, 28. Confira as dicas:

1) Consciência
Planeje antes de comprar: defina o que precisa, o que deseja e quanto pode gastar.

2) Comparação
Pesquise preços e histórico de valores para confirmar se o desconto é real. Utilize sites como Zoom, Buscapé e Bondfaro. Em lojas físicas, visite diferentes estabelecimentos.

3) Segurança
Desconfie de preços muito baixos. Cuidado com links recebidos por e-mail, redes sociais e WhatsApp, que podem direcionar para sites falsos. Prefira lojas conhecidas e verifique a reputação em plataformas como Reclame Aqui e Consumidor.gov.
Certifique-se de que o site seja seguro, com o símbolo do cadeado e o “HTTPS”, inclusive na página de pagamento.

4) Pagamento
Prefira meios mais seguros, como cartão de crédito virtual. Tenha atenção ao pagar por boleto ou Pix e confira os dados do beneficiário. Observe juros em compras parceladas e verifique se não há serviços não solicitados, como garantia estendida.
Acompanhe possíveis alterações de preço ao finalizar a compra.

5) Entrega
Confira o prazo de envio e desconfie de prazos excessivamente longos. Avalie também o valor do frete, que pode tornar a compra desvantajosa.

6) Comprovação
Guarde todos os registros da compra: e-mails, comprovantes, prints e códigos de rastreamento.

7) Direitos
Mesmo durante a Black Friday, todos os direitos do consumidor permanecem válidos: cumprimento da oferta, garantias e direito de arrependimento em compras online.

O diretor do Procon de Viçosa, Celso Alves, reforça a importância dos cuidados durante as compras. “Apesar da aparente oportunidade para adquirir produtos e contratar serviços com melhores descontos e preços abaixo dos habituais, durante a Black Friday também se verifica o aumento do risco de os consumidores terem seus direitos violados, sendo necessária atenção, prudência e imediata comunicação de eventual desrespeito às normas consumeristas”, alerta.

Em caso de dúvidas ou se seus direitos forem violados, procure o Procon, situado na Rua Gomes Barbosa, 942, 7º andar, Centro. O atendimento é presencial e realizado mediante agendamento pelo telefone (31) 2170-0433.