Artigo de professora da UFV vence concurso internacional
O Trabalho, que trata de inovação democrática e Amazônia Legal, venceu o I Concurso de Artigos da OEI.
O artigo Intersecção entre Inovação Democrática e Desafios da Transição Justa: Amazônia Legal, Minipúblicos Deliberativos e Bioeconomia, da professora Marilene de Souza Campos, do Campus Rio Paranaíba da UFV, foi o vencedor na categoria Direito, Regulação e Economia do I Concurso de Artigos Científicos da Cátedra OEI Elena Piscopia, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A premiação será realizada nesta terça-feira, 2, em Brasília.
O concurso recebeu trabalhos de docentes, pesquisadores e estudantes de diversos países ibero-americanos e contemplou três áreas: Educação e Capacitação Profissional; Direito, Regulação e Economia; e Novas Tecnologias, Engenharias e Transformações Sociais.
No artigo premiado, Marilene analisa metodologias participativas aplicadas à Amazônia e o papel dos minipúblicos deliberativos na ampliação da participação de povos tradicionais, originários e ribeirinhos em processos decisórios. A pesquisa destaca a Primeira Assembleia Cidadã sobre o Clima de Bujaru (PA) como exemplo de tecnologia social com potencial transformador.
Para a professora, o reconhecimento internacional reforça a importância da produção científica voltada à democracia, à inclusão e aos desafios socioambientais da Amazônia, além de valorizar o trabalho desenvolvido na UFV-CRP.



Comentários (0)
Comentários do Facebook