Visita técnica avalia proposta de requalificação da Praça do Rosário

Ação faz parte do programa de adoção de espaços públicos em Viçosa

Visita técnica avalia proposta de requalificação da Praça do Rosário
O encontro teve como objetivo subsidiar a proposta inicial da reforma - Foto: divulgação/PMV

Uma visita técnica realizada na última semana avaliou a proposta de requalificação da Praça do Rosário, que deverá ser executada por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura de Viçosa e a empresa Haskell. O encontro teve como objetivo subsidiar a elaboração do projeto que será apresentado ao município como proposta inicial de reforma. Após a aprovação, os trabalhos deverão começar imediatamente.

Participaram pela Prefeitura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, Ramon Fernandes, e a chefe do Departamento de Gestão Simplificada, Fernanda Maria de Oliveira. Representando a Haskell, estiveram presentes a empresária Ana Márcia e os profissionais técnicos Rafael Lima (engenheiro) e Luciano Luppi (arquiteto).

Antes da vistoria, a equipe técnica da empresa se reuniu no Salão Nobre da Prefeitura com representantes de diversas secretarias municipais envolvidas no processo. No encontro, os profissionais receberam sugestões do Município e tiveram acesso às diretrizes da Lei Municipal nº 3.172, de 24 de junho de 2025, que regulamenta a adoção de espaços públicos por meio de parcerias entre o setor público e a iniciativa privada para execução de obras e serviços de interesse coletivo.

Segundo o secretário Ramon Fernandes, o projeto prevê a integração da praça ao Calçadão da Arthur Bernardes, facilitando o acesso à futura Casa do Cidadão, que funcionará no Edifício Prefeito Raimundo Alves Torres, antigo prédio da Prefeitura, atualmente ocupado pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O local deverá abrigar ainda outros serviços, como o Sistema Nacional de Emprego (Sine), uma agência do Ministério do Trabalho e um posto da Receita Federal.