Viçosa premia vencedores de concurso cultural da Consciência Negra 2025
A Prefeitura de Viçosa premiou os vencedores do concurso cultural da Consciência Negra 2025, com destaque para os alunos da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Viçosa promoveu, durante as comemorações do Novembro da Consciência Negra 2025, o Concurso de Desenho e Textos Criativos, com a temática “Um olhar para dentro: retomando identidades e reconhecendo mundos rumo a um futuro ancestral”.
A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Eventos e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O objetivo foi incentivar a reflexão sobre identidade, ancestralidade e diversidade, fortalecendo práticas de educação antirracista e valorizando a cultura afro-brasileira no ambiente escolar.
A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 19, no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar, no Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer (Prefeitura). A solenidade contou com a presença do prefeito Ângelo Chequer, do secretário de Cultura, Sérgio Vitarelli, do secretário adjunto de Educação e Esportes, Wallace Calderano, além de outras autoridades.
Na Categoria Desenho – Educação Infantil, os vencedores foram:
1º lugar: Alícia de Castro Augusto, do CMEI Getúlio Dornelles Vargas;
2º lugar: Yohan Castro e Silva, do CMEI Professora Therezinha Mucci;
3º lugar: João Guilherme Santana do Carmo, do CMEI Professora Therezinha Mucci.
Na Categoria Desenho – Ensino Fundamental I (anos iniciais), os premiados foram:
1º lugar: Kaique Rocha Rosa da Silva, da EM Padre Francisco José da Silva;
2º lugar: Alice Reis da Silva, da EM Almiro Paraíso;
3º lugar: Paulo Victor Pacheco de Oliveira, da EM Nossa Senhora de Fátima.
Já na Categoria Textos Criativos – Ensino Fundamental II (anos finais), os estudantes premiados foram:
1º lugar: Emilly Cardoso, da EM Padre Francisco José da Silva;
2º lugar: Vinícius Silva Pereira de Paula, da EM Padre Francisco José da Silva;
3º lugar: Alice Gomes Monteiro, da EM Doutor Juscelino Kubitschek. Durante a cerimônia, os alunos realizaram a leitura de seus textos.
Também foi concedida menção honrosa aos professores orientadores, em reconhecimento ao compromisso e à sensibilidade pedagógica demonstrados no acompanhamento e na orientação dos estudantes participantes.



Comentários (0)
Comentários do Facebook