UFV forma mais de 620 alunos na primeira colação de grau do ano do centenário
UFV realiza colação de grau dos "Formandos do Centenário". Mais de 620 alunos do CCB e CCH receberam seus diplomas em cerimônia marcada por emoção
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizou, na última sexta-feira, 23, no Espaço Multiuso, a primeira colação de grau de 2026. Mais de 620 estudantes dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) participaram da solenidade, batizada de "Formandos do Centenário", com o lema “Anos atrás me tornei universitário". Hoje a UFV me deu a honra de formar no centenário!”.
A cerimônia reuniu formandos, familiares, amigos, docentes, técnicos e dirigentes da Universidade, em um momento marcado por emoção e celebração. O compromisso profissional foi prestado por Maria Vitória do Nascimento Brandão Gervásio, do curso de Comunicação Social-Jornalismo. Representando os familiares, a homenagem foi feita à dona Rozalina Damasceno da Silva, avó da formanda em Bioquímica Lidiany Paiva Silva.
A oradora da turma, Bruna de Paula Campos, do curso de Direito, destacou as experiências vividas ao longo da graduação e o papel transformador da universidade pública e gratuita. “São 100 anos provando que a educação muda vidas”, afirmou.
A paraninfa da turma foi a defensora pública Ana Flávia Soares Diniz, reconhecida por sua atuação no enfrentamento à violência doméstica em Viçosa. Em seu discurso, ela ressaltou a importância da persistência e do compromisso dos novos profissionais com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Durante a solenidade, foram entregues as medalhas Presidente Bernardes de ouro e prata aos estudantes com melhor desempenho acadêmico. Receberam medalha de ouro João Pedro Cruz Colombari (Medicina) e João Victor de Almeida Avelino Santos (Comunicação Social), além de outros 20 formandos agraciados com medalhas de prata.
Em sua mensagem, o reitor Demetrius David da Silva destacou que a turma inaugura simbolicamente o centenário da UFV, reforçando o caráter coletivo da instituição e seu compromisso histórico com o ensino, a pesquisa, a extensão e a permanência estudantil. “Sejam embaixadores da UFV pelo mundo”, afirmou.
Ao final da cerimônia, os formandos receberam o tradicional Jornal de Formatura, com registros e memórias da colação de grau.
Nesta semana, será a vez dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) celebrarem a formatura.



Comentários (0)
Comentários do Facebook