Pré-Vijazz acontece no centro de Viçosa nesta quinta-feira

Evento tem o objetivo de aquecer a população viçosense para a 19ª edição do Vijazz & Blues Festival, que integra o centenário da UFV (Universidade Federal de Viçosa)

Pré-Vijazz acontece no centro de Viçosa nesta quinta-feira
Da esq. para a dir., Sumayra, Marcos Bal, Serginho Freitas e banda Alexandre Araújo ProgBlues

Nesta quinta-feira, 20, a população de Viçosa poderá participar de um verdadeiro esquenta para o principal festival de Jazz e Blues de Minas Gerais: no McBee, bar localizado no centro, será promovido o Pré-ViJazz, com a banda Sumayra Baeta Trio e Alexandre Araújo ProgBlues.

Sumayra Baeta Trio

A primeira atração é formada pela viçosense Sumayra Baeta Fialho, na voz, Serginho Freitas, na bateria, e Marcos Bal, na guitarra e no violão. Sumayra é cantora autodidata e atua profissionalmente desde os 17 anos. 

Com uma trajetória marcada pela versatilidade e pela experiência nos palcos, ela participou de diversas bandas e projetos musicais, construindo uma identidade artística que reúne interpretação, presença de palco, carisma e emoção.

Músico autodidata, Serginho Freitas soma 40 anos de experiência e já integrou diversas bandas de Viçosa e região. Também carrega uma relação especial com o ViJazz, tendo participado de quatro edições do festival, acompanhando artistas e projetos como Bozz Trio, Done Quarteto e Eliane Cardoso. Atualmente, atua com Rústicos Country Rock, Rita Rites, Eliane Cardoso, além de acompanhar diferentes artistas solo.

Já Marcos Bal é músico autodidata com 23 anos de experiência de palco. Ao longo de sua trajetória, integrou diversas bandas e atualmente participa dos projetos Rita Rites, Rasta Joint, Pop Show e Eliane Cardoso, além de acompanhar artistas solo. Marcos também já passou pelo palco do ViJazz ao lado de Serginho Freitas e Eliane Cardoso.

Juntos, Sumayra Baeta, Serginho Freitas e Marcos Bal formam um projeto que combina talento, experiência e versatilidade, valorizando também a força dos artistas e músicos ligados à cena cultural de Viçosa.

Alexandre Araújo ProgBlues

Outra atração do Pré-ViJazz será Alexandre Araújo ProgBlues, projeto liderado por um dos nomes precursores do blues em Belo Horizonte e em Minas Gerais.

Em 2026, Alexandre Araújo completa 38 anos de trajetória dedicados ao blues, ao rock e à música progressiva. Sua história vai muito além dos palcos. Na década de 1990, percorreu importantes cidades do interior de Minas Gerais e capitais brasileiras com sua escola itinerante de blues e rock, realizando shows, workshops e incentivando a formação de bandas e de novos músicos.

Esse trabalho ajudou a estimular artistas que mais tarde passaram a se destacar nas cenas do rock e do blues em Minas Gerais e no Brasil.

Entre os momentos marcantes de sua carreira está a abertura do show da Ray Charles Orchestra, realizada no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, durante as comemorações dos 100 anos da capital mineira.

A partir dos anos 2000, Alexandre ampliou sua trajetória autoral ao conquistar o Prêmio BDMG Instrumental e lançar o álbum BerimBlues, seu primeiro trabalho autoral. O projeto propõe uma fusão entre ritmos afro-brasileiros e elementos do blues, jazz, rock, flamenco, música progressiva e sonoridades orientais.

Com o trabalho, Alexandre realizou uma turnê pelos Estados Unidos, a convite da USIS, com apresentações no estado do Colorado. Em 2004, lançou ainda o álbum 15 Anos Blues, em edição limitada.

Ao longo de sua carreira, participou de importantes eventos e festivais, entre eles Ouro Preto Blues, Brumadinho Gourmet, Projeto Experimente, BH Soul Blues, Dipanas, Saberes & Sabores de Araxá, Camping Rock, Sesc Paulista, Sabará Fest Blues, Caraça Fest Beer, Festival Blues e Jazz de Tiradentes e três edições do Festival Internacional Tudo é Jazz.

Alexandre também abriu show do lendário bluesman da Louisiana Lil' Jimmy Reed.

Sua trajetória artística está profundamente ligada também à obra do compositor mineiro Marco Antônio Araújo, seu irmão. Como guitarrista solo, Alexandre participou, nas décadas de 1970 e 1980, de shows e da discografia de Marco Antônio Araújo.

Mais recentemente, a convite da UFRB/CECULT, ministrou palestras sobre a obra do compositor para alunos da licenciatura da universidade. Alexandre também realizou o lançamento oficial da biografia de Marco Antônio Araújo durante a abertura do Festival Internacional Tudo é Jazz.

No Alexandre Araújo ProgBlues, o músico se apresenta acompanhado por Marcus Marangon, no baixo, e Luiz Moreira, na bateria. O trio leva ao palco uma sonoridade vigorosa, alegre e criativa, marcada por improvisos, liberdade musical e pelo feeling característico do blues, dialogando também com o rock e a música progressiva.