PMV adere método preventivo sugerido pela UFV para o combate da dengue
O método preventivo identifica o sorotipo da dengue através de análises nas larvas do mosquito, sendo possível erradicar o vírus antes mesmo de sua transmissão

Para melhorar o combate contra a dengue, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) sugeriu à Prefeitura de Viçosa (PMV) um método específico para identificar e monitorar a transmissão de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. A medida, apresentada pela professora da UFV Michelle Dias de Oliveira Teixeira, pretende aprimorar o trabalho dos agentes de endemias, podendo chegar a resultados mais eficazes em relação à propagação do vírus. O método foi apresentado durante reunião realizada na última quinta-feira (27), mesma data em que a PMV aderiu a iniciativa.
De acordo com a prefeitura, o método preventivo identifica o sorotipo da dengue através de análises nas larvas do mosquito, sendo possível erradicar o vírus antes mesmo de sua transmissão. Para isso, os agentes de endemias continuarão a captura dos ovos do mosquito com o uso de armadilhas específicas em regiões cujo número de casos estão mais acentuados. Ao realizar a captura, os ovos, em vez de descartados, serão eclodidos e enviados à UFV, onde haverá a identificação dos tipos de doenças ali existentes.
Viçosa registra mais 13 casos de dengue e outros dois de chikungunya
Na última quinta-feira (26), foi divulgado o boletim epidemiológico de Viçosa, que registrou mais 13 casos de dengue e outros dois de chikungunya, totalizando 73 positivos para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Não foram registrados casos de zika.
De janeiro pra cá, foram notificadas cerca de 265 suspeitas de dengue e nove de Chikungunya, sendo que, do total, 148 foram descartadas e 58 estão em investigação. O número se soma a outras 38 notificações referentes ao primeiro mês do ano.
A PMV continua reforçando que a principal ação de combate ao vírus é a eliminação de focos de reprodução, como recipientes com acúmulo de água parada, ato que deve ser realizado pela própria população.
Os viçosenses que sentirem sintomas, como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos, a prefeitura orienta que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento e realização de exames, conforme orientações dos profissionais de saúde.
Comentários (0)
Comentários do Facebook