Microrregião tem mais de 120 mil eleitores e nove candidatos na disputa eleitoral

Microrregião tem mais de 120 mil eleitores e nove candidatos na disputa eleitoral

O Município de Viçosa abrange um número considerável de eleitores: são 61.635 pessoas aptas a votar, segundo os dados mais recentes da Justiça Eleitoral. O número cresce ainda mais ao se acrescentar o eleitorado da microrregião, normalmente beneficiada, também, pelos políticos eleitos em Viçosa. 

O total de pessoas aptas a votar entre os outros dez municípios (Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras) é de 58.836, totalizando 120.745 eleitores na microrregião de Viçosa.  
 
ÂMBITO ESTADUAL
 
O quantitativo das dez cidades da microrregião - excluindo Viçosa -, é apenas 8,02% maior que o número total de votos recebidos pelo reeleito ao cargo de deputado estadual Roberto Andrade em 2022, quando ele foi o 38º parlamentar mais votado, com 54.120. Se adicionada a quantidade de Viçosa, o número é 51,27% menor.
Na disputa pelo quinto mandato na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Roberto (PRD) ainda mantém uma base eleitoral fora da microrregião viçosense. A totalidade de votos conquistados em 2022, portanto, não equivale somente aos votantes daquela região. 
O mesmo vale para candidatos de outras regiões ou não eleitos, que conquistaram parte do eleitorado de Viçosa, como Sávio José (PT), com 7,3 mil (17,88%); e Daniel Cabral, com 2,6 mil (6,49%); ou, no escopo mais estadual, Beatriz Cerqueira, com 1,3 mil (3,18%) e Grego da Fundação, com 830 (2,01%).
ÂMBITO FEDERAL
 
Agora, considerando os números anteriormente citados, o reeleito Rodrigo de Castro (União) conquistou, em 2022, 122.571 votos, praticamente o mesmo quantitativo do eleitorado de 2026 analisado pelo Folha, sendo o 173º mais votado na última eleição.
Em Viçosa, ele foi, inclusive, o que mais recebeu votos, com 7.115 (16,90%), seguido de Misael Varella (6 mil - 14,34%) e Nikolas Ferreira (4 mil - 9,59%).
INDICADORES
 
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, o eleitorado da microrregião tem priorizado representantes com raízes em Viçosa, ainda que parte dele opte por apoiar candidatos de outras regiões. 
O quantitativo também indica uma forte presença de candidatos da microrregião. Eles, entretanto, perdem ao medir forças com àqueles que busca a reeleição, como é o caso de Rodrigo de Castro e Roberto Andrade. 
Ambos, inclusive, vêm de famílias tradicionais e influentes da cidade viçosense, o que potencializa suas candidaturas.
NOVAS PEÇAS DO JOGO
Hélio Maltaro Barbosa (PRD), número 2501 na urna, tem 56 anos, e nasceu em Governador Valadares, mas, assim como Rafael, morou quase sua inteira em Viçosa. Atuante no ramo empresarial, ele já é conhecido na cidade por disputar as eleições municipais em 2024, conquistando 3.024 votos e ficando em 5º lugar de 5 candidatos na época. 

Rafael Camilo de Souza Lelis (MDB), número 1525 na urna, tem 36 anos e, mesmo nascido em Ponte Nova, morou boa parte de sua vida em Viçosa, no bairro Silvestre. Foi diretor por 20 anos do Instituto Nacional Tiradentes. Também exerceu o cargo de assessor parlamentar do ex-deputado estadual Lincoln Drumond Soares Neto (PL). É o idealizador do Fiscaliza Minas, plataforma que reúne todas as emendas parlamentares destinadas aos municípios de Minas Gerais.

Já para a disputa de âmbito estadual, três candidatas oficializaram suas candidaturas:

Ana Carolina Fabbri Guerrero (Novo), número 30555 na urna, tem 49 anos, é viçosense, empresária, jornalista, redatora, chef de cozinha e turismóloga. Ela é conhecida por ações nos setores de empreendedorismo e turismo na região.

Marly Coelho Januário (PRD), número 24300 na urna, tem 50 anos, é viçosense e está no seu segundo mandato como vereadora na Câmara Municipal de Viçosa. Também conhecida como Marly da Causa Animal, ela é conhecida por iniciativas voltadas ao cuidado e bem-estar animal e faz parte da Sovipa (Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais).

Vera Saraiva (Solidariedade), número 77177 da urna, tem 83 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas consolidou suas raízes e feitos em Viçosa. É a primeira mulher a presidir a Câmara de Viçosa, ex-secretária de Assistência Social da gestão de Raimundo Nonato 2020-2024 e integrante do Lions Clube de Viçosa. 

ROSTOS JÁ CONHECIDOS

ROBERTO ANDRADE
Em sua carreira política, Roberto foi presidente, por três mandatos consecutivos, da Serjus-Anoreg/MG, entidade que congrega os mais de 3 mil cartórios mineiros do serviço extrajudicial. 
 
Ele também foi vice-presidente do Conselho Integrado de Desenvolvimento Regional e Comercial de Minas Gerais (Consider), em 1999. Entre 2011 e 2013, foi diretor administrativo-financeiro da Companhia Mineira de Turismo (Prominas) - empresa pública responsável por fomentar o turismo no Estado.
 
Além disso, é empresário do ramo da construção civil e membro do Conselho Consultivo da Fundação CDL/MG. Ainda foi presidente, por dois mandatos, da Associação Comercial de Viçosa (ACV), nos anos de 1998 e 1999. Seu patrimônio, aponta o TSE, é de um total de R$ 16.109.603,12.
RODRIGO DE CASTRO
Rodrigo de Castro já foi líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados. Ingressou no partido em 2000 e, entre 2003 e 2006, ocupou os cargos de gabinete e secretário de Estado de Planejamento e Gestão no Governo de Minas.
Já em 2006, foi eleito pela primeira vez como deputado federal, o mais votado no estado na época. Em 2014, foi reeleito deputado federal para 2015-2019 e, nas eleições de 2018, foi novamente reeleito, alcançando 131.120 votos.

Chegou a assumir o cargo de presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para exercício de um ano.

Em 28 de fevereiro de 2024, foi eleito vice-presidente de segurança energética da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia.

DANILO DE CASTRO

O viçosense, ex-secretário de Governo e ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Danilo de Castro, foi escolhido para compor a chapa de Mateus Simões (PSD) ao Governo de Minas. Ele será o candidato a vice do atual governador, que disputa a reeleição após a saída de Romeu Zema para a presidência.

A informação foi confirmada pelo próprio Mateus durante entrevista ao jornal O Fator. O governador afirmou que, mediante tentativas de retomar a aliança com União e PP, o nome de Danilo de Castro emergiu naturalmente, sem resistências.

Informações apuradas pelo O Fator, no entanto, apontam que a candidatura do ex-secretário passou por resistências internas, ficando de lado em relação a deputados mais próximos do partido PSD. A escolha foi apenas possível, segundo fontes nos bastidores, por causa de uma articulação liderada por Rodrigo de Castro, presidente do diretório estadual do União, deputado federal e filho de Danilo.

Aos 81 anos, Danilo de Castro é viçosense e filiado ao União nas atuais eleições, ainda que suas raízes se alinhem ao PSDB. Ele foi deputado federal por três mandatos consecutivos e secretário de estado do Governo de Minas Gerais. Também exerceu o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal, de 20 de outubro de 1992 a 30 de março de 1994.

CONHEÇA O PORTO-FIRMENSE PAULO VELOSO

Natural de Porto Firme, o professor Paulo Veloso (PT) é outro nome da microrregião que volta a disputar uma vaga nas eleições. Ele busca um lugar na ALMG.

Ele estreou nas urnas em 2020, disputou a vice-prefeitura de Ubá pelo PT e não foi eleito. Em 2022, disputou uma vaga de deputado estadual de Minas Gerais pelo PT e ficou na suplência, com 8.700 votos. Em 2024, disputou a prefeitura de Ubá pelo PT e não foi eleito, com 2.704 votos.

Professor Paulo Veloso: perfil e propostas nas Eleições 2022 - Estadão