Assim como Viçosa, VRB terá Guarda Civil armada

Já está definida a empresa responsável pelas adequações legislativas e continuidade dos trabalhos de realização do concurso público

Assim como Viçosa, VRB terá Guarda Civil armada
Prefeitura de Passos/divulgação

Viçosa não é a única cidade da região a estar próxima de ter uma Guarda Civil Municipal, também armada. Visconde do Rio Branco (VRB) avançou, na última quarta-feira, 10, os trâmites para implantar a GCM no município.

Segundo o prefeito de VRB, em vídeos publicados nas suas redes sociais, a atual fase consiste nas adequações legislativas necessárias para a viabilização da medida. Para a continuidade das ações, o Intec (Instituto de Pesquisa, Gestão e Tecnologia) foi escolhido e contratado pela prefeitura via licitação.

Após a viabilização legislativa, a expectativa é de que o caminho esteja livre para a realização de um concurso público para o preenchimento do quantitativo de cargos criados. Todos estes trâmites também ficaram sob responsabilidade do Intec, que ainda promoverá a formação e o treinamento dos futuros guardas municipais.

De acordo com a Lei nº 1.871/2026, sancionada em maio deste ano, os GCMs de VRB também estão autorizados a portar arma de fogo. O texto foi sancionado, ainda, com uma emenda aditiva do vereador Guilherme Guimarães de Azevedo (PT), que obriga a utilização de câmeras corporais acopladas aos uniformes de seus agentes. 

O quantitativo de cargos criados, a estrutura remuneratória dos futuros servidores e demais informações acerca da carreira não foram efetivamente divulgados junto à lei.