Ao lado de Raphael Gustavo, Gabriel Azevedo visita comunidade em Viçosa

Candidato ao Governo de Minas cedeu entrevista exclusiva ao Folha da Mata

Ao lado de Raphael Gustavo, Gabriel Azevedo visita comunidade em Viçosa

O candidato ao Governo de Minas, Gabriel Azevedo (MDB), cedeu uma entrevista exclusiva ao Folha da Mata neste domingo, 30, enquanto visitava a comunidade de Carlos Dias, no distrito de Silvestre, em Viçosa. Ele também esteve presente no ViJazz & Blues Festival 2026, no Recanto das Cigarras, na UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Durante o bate-papo, Gabriel afirmou que Viçosa é fundamental para o desenvolvimento da região, principalmente por sediar uma das principais universidades do país. "Mas a cidade não é só universidade. Estamos em uma cidade que precisa, por exemplo, de regularização fundiária e de hospitais com capacidades de prevenção e de zerar cirurgias", disse.

Ele disse que pretende criar um sistema transparente em relação às etapas dos procedimentos cirúrgicos e de saúde em Minas Gerais. Também pontuou que a ideia é estabelecer parcerias para diminuir ao máximo as filas de espera.

Já na área da Educação, o candidato afirmou ser necessária a reintrodução de públicos mais vulneráveis no mercado de trabalho e em âmbitos educacionais de qualidade, como a UFV. 

Questionado pelo Folha sobre a logística e infraestrutura rodoviária da região, Gabriel mencionou um plano de trabalho focado na melhoria das estradas mineiras. 

"Eu vim pela MG-280 e era completamente de terra. Tem muitas estradas ruins no estado. São três ideias [para solucionar a atual situação]: mudança na forma de contratação, com foco na qualidade, não no menor preço; valorização do departamento responsável com engenheiros de qualidade, conglomerando e realizando diversas obras; e publicação de um anuário das estradas para entender onde intervir primeiro", destacou.

Ao final da resposta, Gabriel ressaltou ainda que quer revitalizar o funcionamento das ferrovias mineiras. "Quero muito ser o governador das ferrovias". Ao longo da entrevista, ele também mencionou sobre o plano na área cultural de Minas. O objetivo será descentralizar os costumes e investimentos culturais, com a pretenção de abrir espaço para a promoção de especificidades regionais.

Por fim, o candidato a governador afirmou que, por Minas Gerais possuir diversas regiões, a intenção será regionalizar as políticas públicas e a gestão estadual.

POR ONDE ANDOU GABRIEL AZEVEDO

O político mineiro chegou por volta das 15 horas em Viçosa, quando seguiu para o ViJazz & Blues Festival 2026. 

Mais tarde, acompanhado do vereador Raphael Gustavo (PSD), continuou a visita na localidade Carlos Dias, no bairro Silvestre, onde almoçou, junto a sua equipe, na casa de Dona Lieta, que cozinhou um macarrão na chapa para todos.

Posteriormente, ele seguiu para a cidade de Governador Valadares, cumprindo a última cidade prevista na agenda.

Durante a estadia,Gabriel também analisou boa parte da cidade, aponta. Ele disse que o objetivo era encontrar possíveis soluções a médio e longo prazo.

BIOGRAFIA DO CANDIDATO

Ex-presidente e vereador da Câmara de Belo Horizonte, além de filho de policial civil e formado no Colégio Militar, Gabriel é advogado, professor universitário e doutorando em habitação sustentável. Também é formado em Comunicação Social e chegou a ser subsecretário de Estado da Juventude.

Tentou, em 2024, conquistar a vaga de prefeito em Belo Horizonte, ficando em quarto lugar com 133.728 votos e 10,55% do eleitorado. Segundo ele, já promoveu viagens por quase 100 países para trazer soluções concretas a Minas Gerais.

Agora, ele chega para disputar a vaga de governador de Minas Gerais. Conforme a pesquisa Real Time Big Data, Gabriel tem 7% de intenções de voto, atrás de Mateus Simões (PSD - 11%), Alexandre Kalil (PDT - 13%), Patrus Ananias (PT - 15%) e Cleitinho (Republicnaos - 33%).

PRÓXIMOS PASSOS

O candidato, após visitar Viçosa, confirmou que pretende voltar à região. Neste momento, ele disse que a agenda está muito agitada e, por este motivo, não consegue seguir para outras localidades da cidade.