Viçosense de 10 anos é vice-campeã na La Mission, na Serra da Mantiqueira

Viçosense de 10 anos é vice-campeã na La Mission, na Serra da Mantiqueira
A jovem Catarina e seu treinador Marcus Vinícius durante prova na cidade de Passa Quatro

Aos 10 anos, a viçosense Catarina Barbosa Leite Andrade Dittmar já começa a construir uma trajetória de destaque nas corridas de trilha e montanha. No último dia 13, a jovem atleta participou da prova Infanto-Juvenil da La Mission, na categoria Sub 11, e conquistou a segunda colocação geral.

A competição foi realizada em Passa Quatro, na Serra da Mantiqueira, entre os dias 13 e 16 de agosto, reunindo atletas em diferentes categorias e percursos. Considerada uma das principais provas de trilha e montanha do país, a La Mission tem como cenário as montanhas da Mantiqueira e desafia os participantes em um ambiente que exige preparo físico, resistência e adaptação às características do terreno.

Catarina disputou a prova destinada ao público infanto-juvenil e terminou como vice-campeã da categoria Sub 11, resultado que ganha ainda mais relevância pela idade da atleta e pelo nível da competição.

Preparação

A preparação de Catarina é comandada pelo professor Marcus Vinicius Fonseca, profissional contemplado pelo programa Bolsa Técnico, da Prefeitura de Viçosa, que tem como objetivo apoiar profissionais que atuam na preparação e formação de atletas do município.

O trabalho desenvolvido pelo treinador vem acompanhando a evolução de Catarina nas corridas e contribuindo para sua participação em competições que exigem cada vez mais preparação. A conquista na La Mission representa não apenas um resultado individual da jovem atleta, mas também mais um fruto do trabalho de formação esportiva desenvolvido em Viçosa.

O segundo lugar conquistado em Passa Quatro coloca Catarina entre os destaques da categoria Sub 11 da competição e mostra o potencial da jovem viçosense, que começa a ganhar experiência em provas de maior expressão.

Para uma atleta de apenas 10 anos, a participação na La Mission representa ainda uma importante etapa de aprendizado. O contato com diferentes terrenos, adversários e ambientes competitivos contribui para a formação esportiva de Catarina e abre caminho para novos desafios nas corridas de trilha e montanha.

Matéria publicada na edição 3649 do jornal Folha da Mata - 20/08/2026. Se você quer ver com exclusividade, fique sempre de olho na banca mais próxima da sua região!

Mineiro do Vale do Jequitinhonha e jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), integra a redação do jornal Folha da Mata desde 2025, atuando na produção de conteúdo para as plataformas digitais e para a edição impressa do jornal.

No Jornal Folha da Mata, utilizamos cookies para garantir o funcionamento seguro do site, melhorar sua experiência de navegação, permitir o suporte via WhatsApp e, futuramente, exibir anúncios personalizados. Ao aceitar, você concorda com o uso dessas tecnologias de acordo com a nossa Política de Privacidade.