Viçosa registra mais 13 casos de dengue e dois de chikungunya

Na última semana, Viçosa registrou mais 13 casos de dengue e outros dois de chikungunya, totalizando 73 positivos para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que intensifica sua proliferação nos períodos mais quentes do ano, como no verão. Não foram registrados casos de Zika. Os dados são do Boletim Epidemiológico e foram divulgados pela Prefeitura de Viçosa na última quinta-feira (26).
De janeiro pra cá, foram notificadas cerca de 265 suspeitas de dengue e nove de Chikungunya, sendo que, do total, 148 foram descartadas e 58 estão em investigação. O número se soma a outras 38 notificações referentes ao primeiro mês do ano.
Além disso, conforme dados referendados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN, o município apresenta baixo risco de infestação.
Mesmo assim, segundo o Departamento de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Viçosa, em relação ao número de casos, o município se encontra em situação de alto risco. O Comitê leva em conta a quantidade específica de casos, sendo que, de zero a 76 casos, há um baixo risco de incidência, de 77 a 229 casos, um médio risco, de 230 a 382 casos, um alto risco e acima dos 383 casos é considerada situação de emergência.
A PMV continua reforçando que a principal ação de combate ao vírus é a eliminação de focos de reprodução, como recipientes com acúmulo de água parada, ato que deve ser realizado pela própria população.
Os viçosenses que sentirem sintomas, como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos, a prefeitura orienta que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento e realização de exames, conforme orientações dos profissionais de saúde.
Comentários (0)
Comentários do Facebook