Protesto contra aumento do IPTU lota Câmara de Viçosa nesta segunda

Populares protestam contra aumento significativo nos valores do imposto

Protesto contra aumento do IPTU lota Câmara de Viçosa nesta segunda
Folha da Mata/imagens
O Folha da Mata segue acompanhando o caso e atualizará esta matéria assim que tiver novas atualizações
Articulado por populares e vereadores de Viçosa, o protesto contra as alterações referentes ao cálculo do IPTU superlotou o plenário e a encheu os arredores da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 3 de agosto.
No início de julho, parte da população foi pega de surpresa com a chegada dos carnês referentes ao IPTU. O motivo foi o aumento considerável dos valores do imposto, que passou por mudanças no último ano, conforme determinações do TCE-MG (Tribunal de Contas de Minas Gerais).
 
No final da última semana, 31, inclusive, o próprio presidente do tribunal, Durval Ângelo, confirmou que a medida foi, sim, definida pelo órgão de controle.  "Caso o município não cumprisse o que foi determinado, nós promoveríamos um tipo de sanção", disse.
 
Na época, a PMV protocolou um projeto de lei, aprovado na câmara, mas com rejeições de parte dos vereadores, para atualizar o cálculo do imposto. Após sanção da medida, a prefeitura realizou os processos necessários para implementar a determinação do TCE-MG.
 
Diversos populares alegam, no entanto, que os valores mais do que dobraram em relação aos disponibilizados nos carnês do ano passado. Diante da repercussão, os vereadores Dr. Omar (União) e Maria Prisca (PT) criaram um grupo para colher os casos da população e levar à casa legislativa.
Ainda com a iniciativa dos parlamentares, os moradores decidiram realizar o protesto nesta segunda-feira, 3, com o retorno das atividades na câmara após recesso. Segundo o jornalista do Folha da Mata, Edson Rocha, o local não só lotou no plenário, onde acontecem as reuniões, como ficou amplamente cheio aos arredores da casa. 
A população segue na tentativa de reverter a medida implementada pela gestão municipal, sob resguardo do TCE-MG.