Paralisação de funcionários interrompe atendimento no RU 2 da UFV

Funcionários relatam problemas nas condições de trabalho

Paralisação de funcionários interrompe atendimento no RU 2 da UFV
Divulgação/UFV

Estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) alegaram que, nesta segunda-feira, 3, não foi servido o café da manhã no Restaurante Universitário 2 (RU 2), estrutura que vem atendendo os estudantes durante o período de férias, após a nova empresa responsável pelo serviço, a Sepat Multi Services, assumir as atividades na instituição.

Segundo informações preliminares divulgadas nas redes sociais do Diretório Central dos Estudantes (DCE), funcionários da empresa teriam relatado condições inadequadas de trabalho, o que estaria justificando uma paralisação das atividades no RU. Também foi informado que segundo a Pró Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), a UFV já estaria em processo de resolução da situação junto à empresa.

Vale ressaltar que, a partir da próxima semana, as aulas irão retornar na UFV, aumentando a demanda sobre a nova empresa e marcando também a reabertura de outros espaços, como o RU 3.

Nota DCE

A pouco, o DCE publicou em suas redes sociais uma nota oficial sobre os ocorridos, além de outras reclamações perante e Sepat. Confira na íntegra: 

______________________________________________________________________________

"O Diretório Central dos Estudantes (DCE) vem a público se manifestar sobre os recentes acontecimentos envolvendo o funcionamento do Restaurante Universitário (RU).

Nosso acompanhamento não começou agora. Ele se dá desde o período anterior à contratação da empresa, quando a licitação ainda estava sendo construída pela universidade. O DCE participou ativamente desse processo, apresentando propostas e incidindo para que o contrato garantisse padrões mínimos de qualidade, fiscalização rigorosa e previsão de punições em caso de descumprimento. O que está acontecendo hoje não é falta de aviso, é descumprimento contratual e falhas graves na execução do serviço.

Desde o início da execução, o DCE tem denunciado problemas recorrentes. Todas as denúncias recebidas ao longo das últimas semanas, como redução na quantidade de proteína, falta de alimentos para cumprimento do cardápio, precarização da qualidade das refeições e falhas na organização do serviço, foram formalmente repassadas às instâncias responsáveis pela fiscalização do contrato. A empresa, inclusive, já sofreu punições previstas contratualmente. Ainda assim, os problemas persistem.

Informamos que, em razão da paralisação dos trabalhadores vinculados à empresa, não haverá funcionamento do RU no horário de almoço hoje. Reforçamos que os trabalhadores são contratados pela empresa terceirizada, e não pela universidade, e que suas reivindicações, como ampliação da mão de obra, fornecimento adequado de insumos e melhores condições de trabalho, evidenciam problemas estruturais na condução do contrato.

Garantimos que todos os estudantes vinculados à assistência estudantil serão ressarcidos pelo valor gasto com alimentação no dia de hoje. Não aceitaremos que estudantes em situação de vulnerabilidade arquem com os prejuízos causados por falhas que não são de sua responsabilidade.

Desde as primeiras horas do dia, o DCE está em diálogo com os responsáveis pela gestão e fiscalização do contrato, exigindo providências imediatas para o restabelecimento integral do serviço e o cumprimento rigoroso das obrigações contratuais, tanto no que se refere às demandas estudantis quanto às condições de trabalho.

Também estamos atentos a movimentações externas que possam estar contribuindo para a instabilidade do serviço. Não permitiremos qualquer tentativa de boicote, interferência indevida ou disputa de interesses que coloque em risco o funcionamento do RU. Os estudantes não podem ser transformados em reféns de conflitos empresariais ou disputas que nada têm a ver com o direito à alimentação.

Seguiremos mobilizados, cobrando transparência, responsabilização e medidas concretas. A alimentação no Restaurante Universitário é um direito da comunidade acadêmica, fruto de luta histórica, e será defendida com firmeza.

O DCE permanecerá acompanhando cada desdobramento e manterá a comunidade informada."

______________________________________________________________________________

A reportagem do Folha da Mata segue em contato com a universidade e divulgará em breve mais informações sobre o futuro do serviço de alimentação na UFV.