Maioria dos cursos de pós-graduação da UFV obtém conceitos 5, 6 e 7 na Capes
Avaliação Quadrienal da Capes é o principal instrumento de acompanhamento e análise da qualidade dos cursos de pós-graduação,
O resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2021–2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgado nesta quarta-feira, 12, revela que 70% dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obtiveram conceitos entre 5 e 7, classificados como de excelência nacional (conceito 5) ou excelência internacional (conceitos 6 e 7).
A Avaliação Quadrienal da Capes é o principal instrumento de acompanhamento e análise da qualidade dos cursos de pós-graduação, considerando critérios como proposta do programa, formação dos estudantes, produção intelectual, impacto acadêmico e inserção social, além de indicadores de internacionalização. Ela integra o processo de Permanência da Capes e é realizada em 50 áreas de avaliação. Na UFV, 43 áreas foram avaliadas neste ciclo.
Os PPG são avaliados em uma escala de conceitos que variam de 1 a 7, sendo o conceito 3 o patamar mínimo para funcionamento regular do programa; os conceitos 4 e 5 indicativos de consolidação e bom desempenho acadêmico; e os conceitos 6 e 7 atribuídos a programas considerados de excelência, com forte inserção e reconhecimento internacional.



Comentários (0)
Comentários do Facebook