Conta de luz segue sem taxa extra em abril com bandeira verde

Aneel anuncia bandeira verde graças ao nível dos reservatórios

Mar 30, 2026 - 09:20
 0
Conta de luz segue sem taxa extra em abril com bandeira verde
Reprodução/Internet

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 27 de fevereiro, que a conta de energia permanecerá sem custo extra. Em abril, será aplicada, novamente, a bandeira tarifária verde.

Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis de geração de energia elétrica. As cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) indicam o nível de gasto do Sistema Interligado Nacional (SIN) para produzir energia.

Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, o valor da conta de luz sofre acréscimos proporcionais ao consumo.