UFV

UFV recebe exposição internacional sobre arquitetura habitacional da URSS

A mostra já passou pelo México, Venezuela e Argentina, e por diversas universidades do Brasil


Publicado em: 02/05/2023 às 15:59hs

UFV recebe exposição internacional sobre arquitetura habitacional da URSS

O Centro Acadêmico e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) irão promover, de 5 a 31 de maio, a exposição internacional Arquitetura Habitacional da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas): Concurso entre Camaradas, 1926. A Mostra tem como objetivos resgatar e debater a história da arquitetura soviética produzida nos anos 1920, um período de experimentações paradigmáticas no campo habitacional.

Fruto de esforço coletivo, o material que compõe a exposição foi originalmente organizado pela Brigada Académica Interdisciplinaria (BAI) da Universidade Autônoma Metropolitana de Azcapotzalco, no México, em parceria com o Taller Libre de Proyecto Social da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e com o Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) da Unila, no Brasil.

A mostra já passou pelo México, Venezuela e Argentina, e por diversas universidades do Brasil. Ela conta com o financiamento da Funarbe e o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A exposição será acompanhada pela seguinte programação:

- Dia 5, às 16h, no auditório da Cead - Palestra de abertura da exposição com Andrea Moassab (Unila).

- Dia 19, às 14h, na sala 203 do DAU – Exibição do filme Solaris, de Andrei Tarkovisk, 1972. Em colaboração com o Cineclube Carcará.

- Dia 26, às 14h, no auditório da Cead – Mesa-redonda de encerramento: Configurações familiares e a questão da habitação, com Gláucia dos Santos Marcondes (Nepo – Unicamp) e Tiago Augusto da Cunha (DAU). A mediação será de Marilia Solfa (DAU).

Dias 5 a 31, das 7h às 18h, no hall do CEE - Visita à Exposição

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco