Projeto de Viçosa para ampliar tratamento de esgoto rural avança

Proposta foi aprovada na primeira fase de avaliação técnica da Funasa

Projeto de Viçosa para ampliar tratamento de esgoto rural avança
Divulgação/PMV

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) emitiu parecer favorável ao projeto da Prefeitura de Viçosa para aquisição e instalação de bioetes, unidades individuais de tratamento de esgoto, em propriedades rurais localizadas ao longo da bacia do ribeirão São Bartolomeu e em outras sub-bacias do rio Turvo Sujo.

Com a aprovação nesta primeira etapa, o município passa a contar com apoio técnico e possibilidade de financiamento federal para ampliar o saneamento básico em comunidades rurais, contribuindo para a melhoria da saúde ambiental e a redução do déficit de acesso a tratamento de esgoto.

A proposta, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos, foi aprovada na primeira fase de avaliação técnica da Funasa. O próximo passo será a análise do projeto básico pela diretoria da fundação, etapa que definirá a liberação dos recursos financeiros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Humberto Candeias, a iniciativa dá continuidade ao programa das bioetes, iniciado no primeiro semestre deste ano, quando foram instaladas 40 unidades em comunidades ribeirinhas. Caso Viçosa seja contemplada com o valor máximo previsto no edital, R$ 1.550.000, serão implantadas mais 140 unidades no município.

Com essa expansão, todas as propriedades rurais da bacia do ribeirão São Bartolomeu passarão a contar com tratamento de esgoto, e o mesmo trabalho será estendido às sub-bacias do rio Turvo Sujo, consolidando mais um avanço nas políticas locais de saneamento ambiental.