Projeto de Lei quer tornar tapetes de Corpus Christi patrimônio cultural de Viçosa
Prosposta estabelece que, além do reconhecimento oficial, a prática passe a integrar o calendário oficial de eventos do município.
Tramita na Câmara, o Projeto de Lei nº 28/2026, de autoria da vereadora Maria Prisca (PT) e do vereador Sérgio Marota (PP), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município a confecção dos tapetes durante a celebração de Corpus Christi. A matéria estabelece que, além do reconhecimento oficial, a prática passe a integrar o calendário oficial de eventos do município.
Na justificativa, os autores destacam que a confecção dos tapetes de Corpus Christi mobiliza diferentes segmentos da comunidade, como fiéis, artistas e voluntários, que se reúnem para produzir desenhos elaborados com materiais como serragem, areia e flores. A atividade, geralmente realizada na véspera da celebração, prepara o trajeto da procissão e simboliza não apenas a devoção religiosa, mas também o espírito coletivo e a expressão artística popular.
O texto também resgata a origem histórica da celebração de Corpus Christi, instituída no século XIII, e ressalta que, no Brasil, a tradição adquiriu características próprias, consolidando-se como importante manifestação cultural e turística em diversas cidades..
Aproposta ainda aguarda análise e parecer das comissões permanentes da Casa antes de seguir para apreciação em plenário.


Comentários (0)
Comentários do Facebook