CIDADE

Decreto em Viçosa restringe número de pessoas em eventos

Outras ações de combate à pandemia, que já estavam em vigor, foram reforçadas


Publicado em: 14/01/2022 às 14:44hs

Decreto em Viçosa restringe número de pessoas em eventos
Foto: arquivo

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) assinou nesta sexta-feira um novo decreto com medidas de combate ao avanço da pandemia em Viçosa. Muitas das ações definidas já estavam em vigor, enquanto outras pretendem ser mais restritivas em relação à realização de eventos, como festas públicas e privadas.

De acordo com o documento, o sucessivo aumento de casos ativos de Covid-19, bem como o aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde e hospitais foram considerados pontos importantes para a publicação das medidas.

O município segue na onda verde do Minas Consciente, seguindo as normas estaduais para esta faixa do programa.

EVENTOS

Em relação à realização de eventos, a única novidade em relação ao Minas Consciente é o limite máximo de até 500 pessoas nos locais dos eventos autorizados. Continua valendo, também, a medida que limita a 50% a capacidade de ocupação dos locais.

Ou seja, um local que comporte até 600 pessoas deverá funcionar com metade da capacidade, portanto, com 300 pessoas no máximo. Já locais maiores, capazes de receber 2 mil pessoas, por exemplo, seguem a regra de permitir do limite até 500.

O novo decreto ainda permite que seja utilizados espaços públicos por bares e restaurantes, observando regras já previstas no Código de Posturas. E transfere para proprietários a responsabilidade por eventuais aglomerações que se formem no entorno. Esta regra já estava prevista no decreto assinado no dia 01 de setembro de 2021, que classificou Viçosa na Onda Verde.

REFORÇO DE AÇÕES

Outras ações previstas no decreto desta sexta-feira, 17, já estavam em vigor na cidade, entre elas, o uso obrigatório de máscara em espaços públicos e privados.

Na última quarta-feira, 12, os membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de Viçosa se reuniram e demonstraram preocupação em relação ao número de profissionais de saúde que vieram a testar positivo para Covid-19. Além deles, profissionais de diversos setores da Prefeitura de Viçosa também foram diagnosticados com a doença.

Diante disso, e considerando a sobrecarga nos hospitais São João Batista e São Sebastião, nas UBSs e em clínicas particulares, para atendimento de pessoas com sintomas gripais; e a dificuldade para obtenção de insumos, devido aos estragos nas estradas de Minas Gerais; os membros do Coes de Viçosa votaram unanimemente pela adoção de restrições na realização de eventos de grande porte.