Chuvas continuam castigando cidades da Zona da Mata; PCMG confirma 68 mortes

Entre quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, 27, autoridades voltaram a registrar mais transtornos causados pelo temporal

Chuvas continuam castigando cidades da Zona da Mata; PCMG confirma 68 mortes
Reprodução/Internet

A sequência de temporais que atinge a Zona da Mata Mineira desde a última segunda-feira, 23, provocou uma tragédia de grandes proporções. De acordo com boletim divulgado na manhã desta sexta-feira, 27, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), já são 68 mortes confirmadas em decorrência de deslizamentos de terra e enchentes na região. O município mais afetado é Juiz de Fora, onde 62 óbitos foram registrados. Em Ubá, seis pessoas perderam a vida

Entre a noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, as chuvas voltaram a causar transtornos em JF. Um novo deslizamento foi registrado no bairro Bom Clima, atingindo três residências e deixando uma pessoa desaparecida.

Já em Ubá, o rio do município voltou a transbordar por volta da meia-noite desta sexta-feira, 27, após uma nova tempestade. A elevação do nível ocorreu após chuvas intermitentes ao longo da tarde e da noite, fazendo com que o rio ultrapassasse novamente sua calha.

Diante do agravamento do cenário, a Defesa Civil de Ubá emitiu alerta máximo às 23h35 do dia anterior, destacando risco real de deslizamentos, quedas de barreiras e movimentações de massa, especialmente durante a madrugada, quando o solo já se encontra encharcado.

 

Outras cidades

Em Ervália também causou transtornos nesta madrugada. Por volta das 1h45, o Samu foi acionado para o atendimento de dois homens de 35 e 43 anos, vítimas de afogamento, na rua Andrade Irmãos, Centro. Eles foram retirados conscientes da água, receberam os primeiros atendimentos e foram encaminhados ao Hospital Jorge Caetano de Mattos.

Inundações e enxurradas também foram registradas em Cataguases na tarde desta quinta-feira, 26, após uma forte chuva atingir o município. Em meio à tempestade, o Rio Pomba, que banha a cidade, subiu até 6,05 metros, informou o Executivo municipal.

O Corpo de Bombeiros informou, nesta quinta-feira, 26, que recebeu três chamados para resgatar pessoas ilhadas e outros três relacionados a deslizamentos em Cataguases.

 

*Com informações da Agência Minas, O Noticiário e Itatiaia