96ª Semana do Fazendeiro começa neste sábado
Programação reúne cursos, torneio leiteiro, feiras e atrações culturais; UFV orienta motoristas e usuários do transporte coletivo sobre alterações no trânsito
A partir do próximo sábado, 18, começa a 96ª Semana do Fazendeiro. Nesta edição comemorativa pelos 100 anos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento terá dois dias a mais de programação em relação às edições anteriores. A agenda inclui cursos, torneio leiteiro, apresentações culturais, exposições e diversas atividades voltadas ao setor agropecuário.
Ao longo de nove dias, produtores rurais, agricultores familiares, estudantes, técnicos, pesquisadores e profissionais ligados ao setor participarão de cursos, dias de campo, palestras, rodas de conversa com especialistas, exposições, atividades culturais, feira agrícola, feira de artesanato, praça de alimentação e programação infantil.
Também integram a programação a 17ª Troca de Saberes, a 13ª Semana da Mulher Rural, a 17ª Semana da Juventude Rural, o 10º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região e o 4º Encontro de Produtores de Leite.
Ao todo, a Semana do Fazendeiro oferece 411 cursos. Segundo informações divulgadas pela universidade, há 1044 participantes inscritos, com 5.610 vagas preenchidas de um total de 9.826 o equivalente a uma taxa de ocupação de 57,1%. Também já foram registradas 144 turmas com vagas esgotadas. As inscrições, que fecharam na terça, serão reabertas no sábado.
Segundo a organização, os recursos obtidos por meio das inscrições e dos patrocínios são integralmente destinados ao custeio da estrutura e da realização da Semana do Fazendeiro, não havendo geração de lucro para a Universidade Federal de Viçosa.
10º Torneio Leiteiro
A iniciativa é organizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UFV), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Secretaria Municipal de Agropecuária de Viçosa (Semag), o Programa Família do Leite (DZO/UFV) e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), com apoio do Laticínio Escola/Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e do Sistema Faemg/Senar.
Nesta edição, o torneio contará com a participação de 20 vacas previamente selecionadas entre produtores de leite da Zona da Mata Mineira. As categorias incluem vacas adultas e de primeira cria, pertencentes a agricultores familiares e demais produtores.
O evento é destinado a produtores de leite e busca apresentar práticas voltadas à eficiência técnica e produtiva. Serão premiados os melhores produtores de cada categoria e também o participante que acertar qual será a vaca de maior produção e o volume de leite produzido durante os três dias do torneio. Os palpites poderão ser registrados durante o evento e estarão abertos ao público.
17ª Troca de Saberes
Realizada desde 2009 durante a Semana do Fazendeiro, a Troca de Saberes reúne agricultores familiares, movimentos sociais, pesquisadores, professores, técnicos, estudantes e representantes de diferentes organizações da Zona da Mata Mineira.
Organizada pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a iniciativa busca promover o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes populares, fortalecer a agroecologia e ampliar o debate sobre agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais.
A programação inclui instalações artístico-pedagógicas, círculos de cultura, feira de produtos agroecológicos, troca de sementes crioulas, apresentações culturais, debates e plenárias.
A 17ª edição será realizada entre os dias 18 e 20 de julho.
17ª Semana da Juventude Rural
É promovida pela Emater-MG em parceria com a UFV e busca incentivar a participação dos jovens na agricultura familiar, abordando temas relacionados ao empreendedorismo rural, sucessão familiar e inovação no campo.
Nesta edição, cerca de 200 jovens das regiões de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Viçosa participarão das atividades.
13ª Semana da Mulher Rural
Promovida pela Emater-MG e pela UFV, a Semana da Mulher Rural reúne mulheres do meio rural para atividades voltadas à troca de experiências, palestras e ações de valorização do papel feminino na agricultura familiar.
Nesta edição, são esperadas cerca de 1.300 participantes atendidas pela Emater-MG na região das Matas de Minas.
Trânsito
Motoristas, ciclistas e usuários do transporte coletivo que circulam pelo campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) devem ficar atentos às mudanças no trânsito que começaram na última quarta-feira, 15.
Entre as mudanças anunciadas pela Universidade está a interdição das ciclofaixas da avenida PH Rolfs. O bloqueio permanecerá até o dia 27 de julho.
Também desde o dia 15, o estacionamento do edifício Arthur Bernardes ficará interditado para uso durante o período do evento.
Outra alteração envolve o transporte coletivo urbano. De sexta-feira, 17, até o dia 26 de julho, os ônibus municipais que normalmente circulam pela avenida PH Rolfs passarão a utilizar a via Lagos como trajeto alternativo dentro do campus.
História
A Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é um dos mais tradicionais eventos de extensão rural do Brasil. Realizada anualmente no campus da instituição, reúne produtores rurais, estudantes, pesquisadores, técnicos, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas.
Criada em 1929, ainda nos primeiros anos da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), a iniciativa surgiu com o objetivo de aproximar a universidade dos produtores rurais, levando conhecimento técnico e científico ao campo.
Ao longo de sua trajetória, o evento acompanhou as transformações da agricultura brasileira e consolidou-se como referência nacional em capacitação, inovação e difusão tecnológica.
Mais informações sobre a programação do evento, podem ser vistas pelo site da Semana do Fazendeiro, disponível (AQUI).


