UFV

Estudantes da UFV são premiadas em evento na França

Na foto (da esquerda para direira), a estudante Isabela do Carmo Precci Lopes é a primeira e Karollayne Dutra Monteiro, a quinta


Publicado em: 05/01/2023 às 14:07hs

Estudantes da UFV são premiadas em evento na França

Duas estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFV, do campus Viçosa, Karollayne Dutra Monteiro e Isabela do Carmo Precci Lopes, foram premiadas na 2ª edição do evento 48h pour faire vivre des idées® (48h para fazer as ideias viverem), realizado na Université de Lorraine, na França, no final do ano passado. Elas estavam estudando na universidade francesa desde setembro, por meio do sistema de mobilidade acadêmica, com a bolsa Brafitec, fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao todo, 325 estudantes da Université de Lorraine participaram do evento, realizado nos campi da ENSGSI e de IAE, localizados, respectivamente, nas cidades de Nancy e de Metz, no Grande Leste da França. Os alunos foram divididos em 34 equipes pluridisciplinares e de diversas formações (do bacharelado ao doutorado), que estudaram cinco questões de inovação levantadas por empresas e instituições.

A equipe de Karollayne e Isabela foi composta apenas por brasileiros, dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção. Eles se desdobraram para dominar a língua francesa, superaram os desafios e conquistaram o primeiro lugar com a melhor ideia para uma das problemáticas levantadas por empresas e instituições francesas. A temática do grupo foi sobre o Termalismo.

Segundo a estudante Karollayne Dutra Monteiro, este desempenho confirma, mais uma vez, como “nós, brasileiros, somos competentes, criativos, capazes de inovar e, até mesmo, nos sobressairmos onde quer que estejamos. Um dos nossos diferenciais não foi ter a ideia mais mirabolante, mas sim desenvolvermos uma proposta que fosse realmente coerente, além de ser aplicável a curto e longo prazo. Apresentamos um pitch, em francês, com dados verídicos e números atuais, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais da realidade da empresa local".