UFV

Conselho adia retorno integral das atividades presenciais na UFV

Apenas as disciplinas práticas, consideradas prioritárias pelos departamentos, serão realizadas presencialmente a partir do dia 7 de fevereiro


Publicado em: 26/01/2022 às 11:51hs

Conselho adia retorno integral das atividades presenciais na UFV

Apenas 20% dos alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) devem voltar para Viçosa no dia 7 de fevereiro para as aulas presenciais. A estimativa foi dada pela própria universidade após seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberar pelo adiamento do retorno completo das atividades presenciais da graduação.

De acordo com a decisão de hoje, as disciplinas práticas que não foram ministradas remotamente durante os períodos especiais da Universidade (PEO, PER, PER 2 e PER 3) serão oferecidas de maneira presencial a partir do dia 7 de fevereiro até o final de março. Já as disciplinas e os conteúdos teóricos e práticos que foram ministrados remotamente nos períodos especiais serão oferecidos exclusivamente por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação até o final de março.

Em abril, a universidade entra de férias e, em maio, retorna para início do 1º semestre letivo de 2022, com a entrada de novos alunos aprovados via SiSU/Enem. Até lá, a instituição deve discutir, novamente, se tal retorno será ou não 100% presencial.

Para a realização das disciplinas práticas presenciais, o Cepe aprovou o Protocolo de Biossegurança, estabelecido pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (Biociss) e revisado pelo Comitê Pós-Pandemia da UFV. Entre as definições do documento está a obrigatoriedade, para estudantes, docentes e técnicos envolvidos nas atividades acadêmicas presenciais, de apresentar um documento com o esquema vacinal completo contra a covid-19.

Agora, em vez de cerca de 14 mil, serão aproximadamente três mil graduandos nos campi da instituição – já com as doses necessárias da vacina contra a covid-19 e seguindo o Protocolo de Biossegurança para prevenção da doença.

A partir da divulgação da nova resolução do Cepe, a UFV também divulgará esse documento, assim como mais informações sobre os funcionamentos das moradias estudantis e do serviço de alimentação para os estudantes e outros detalhes.

PIORA DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

De acordo com a UFV, as mudanças nos cenários epidemiológicos de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba diante da covid-19 basearam a decisão colegiada do Cepe. Desde o início da pandemia, esses contextos locais são acompanhados e avaliados constantemente pela administração e pelos especialistas da UFV e o recente aumento do número de novos casos da doença foi motivo de preocupação em relação à saúde tanto dos estudantes quanto das populações das cidades onde estão os campi da instituição.

Com esse aumento – decorrente de fatores como a transmissibilidade da variante Ômicron – o Cepe discutiu, por exemplo, situações que envolvem a necessidade de isolamento de infectados e a capacidade de tratamento de casos graves dos hospitais das cidades.

Para o reitor da instituição, Demetrius David da Silva, o momento é complexo e demanda o exercício da coletividade, da colaboração e da solidariedade: “Nossa responsabilidade é grande e as consequências das nossas ações são significativas. O retorno de mais de 10 mil graduandos não impacta uma cidade grande como impacta Viçosa”, salientou.