UFV

Clube da Leitura para pessoas com 60 anos ou mais recebe inscrições

O Clube da Leitura é uma atividade gratuita e acontecerá quinzenalmente na sede da Unapi (casa 6 da Vila Giannetti)


Publicado em: 19/03/2024 às 10:26hs

Clube da Leitura para pessoas com 60 anos ou mais recebe inscrições

O programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), coordenado pelo Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está com inscrições abertas para a primeira edição do Clube da Leitura para pessoas com 60 anos ou mais. Em cada edição será feita a leitura e o debate de um livro, com o objetivo de promover a reflexão sobre temáticas variadas. O livro escolhido para a primeira edição é Pra vida toda valer a pena viver: pequeno manual para envelhecer com alegria, da médica geriatra e paliativista Ana Claudia Quintana Arantes.

Pesquisas indicam que o hábito de ler auxilia na prevenção da doença de Alzheimer, melhora a capacidade de concentração e o foco, contribui para que o indivíduo tenha melhor percepção do mundo ao redor, melhora a comunicação oral e a memória, enriquece o vocabulário, estimula o pensamento crítico e a criatividade. No formato desta atividade, a leitura é feita em casa e os encontros propiciam diálogos e reflexões sobre como aquele conhecimento pode melhorar o processo de envelhecimento.

O Clube da Leitura é uma atividade gratuita e acontecerá quinzenalmente na sede da Unapi (casa 6 da Vila Giannetti). Os encontros serão às quartas-feiras, das 7h às 8h30, e terão início no próximo dia 3 de abril. Eles serão conduzidos por uma pedagoga e uma psicóloga e contarão com a participação de outros especialistas, em encontros pontuais.

As inscrições devem ser feitas na sede da Unapi, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, ou pelo e-mail unapi@ufv.br, por onde também pode-se obter mais informações ou esclarecimentos.

 

Fonte: UFV