UFV

Atraso na divulgação dos resultados do Enem e Sisu altera calendário de graduação da UFV para 2023

Em vez de as aulas do primeiro semestre seletivo da Universidade começarem em 6 de março, conforme previa o calendário aprovado, elas terão início no dia 20 de março


Publicado em: 16/12/2022 às 17:14hs

Atraso na divulgação dos resultados do Enem e Sisu altera calendário de graduação da UFV para 2023

Os atrasos do Ministério da Educação (MEC) na divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 obrigaram a UFV a alterar o calendário escolar da graduação de seus três campi.

Em vez de as aulas do primeiro semestre seletivo da Universidade começarem em 6 de março, conforme previa o calendário aprovado, em novembro, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), elas terão início no dia 20 de março. A nova data, também aprovada pelo Cepe, levou em consideração os prazos apertados para o planejamento operacional da instituição, que, dentre outras ações, envolve a elaboração e divulgação dos editais das listas de chamadas e o trabalho de análise da comissão de heteroidentificação.

Conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, a divulgação do resultado do Enem, que normalmente ocorre em janeiro, se dará em fevereiro. Já o resultado do Sisu sairá no dia 7 de março, o que significa um atraso em comparação aos anos anteriores. Em 2019, antes da pandemia de covid-19, por exemplo, o resultado foi divulgado em janeiro e as aulas da UFV começaram em março. Em 2022, a divulgação ocorreu em fevereiro e as aulas tiveram início em maio. Havia, portanto, prazo para o planejamento das ações que envolvem todo o processo de ingresso na Universidade.

Segundo a UFV, a alteração no calendário da graduação inclui ainda o adiamento do término das aulas - de 8 para 15 de julho – e traz pequenos ajustes no cronograma do segundo semestre letivo. Esses ajustes estão relacionados, por exemplo, ao início e término das aulas - 14 de agosto e 16 de dezembro, respectivamente - e às datas das cerimônias de colação de grau.

A resolução sobre o novo calendário escolar da graduação para os períodos letivos 2023/1 e 2023/2 foi assinada nesta sexta-feira, 16,, pelo reitor Demetrius David da Silva e pode ser conferida aqui. Já a resolução sobre o calendário da pós-graduação, igualmente aprovado pelo Cepe pode ser conferido aqui. O início das aulas do primeiro semestre da pós está previsto para 6 de março e o término para 30 de junho.