TEMPO

Inmet emite alerta de chuvas intensas para a Zona da Mata até domingo

O alerta prevê chuva superior a 60 mm/h, além de ventos superiores a 100 km/h


Publicado em: 22/03/2024 às 09:12hs

Inmet emite alerta de chuvas intensas para a Zona da Mata até domingo

A região da Zona da Mata mineira está na área de abrangência de um alerta para perigo de chuvas intensas publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso começou às 0h00 desta sexta-feira (22) e se estende até às 10h00 de domingo (24).

O alerta prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não deve se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta é para toda a população dos municípios das regiões da Zona da Mata mineira, Central Espírito-santense, Sul/Sudoeste de Minas, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de São Paulo, Norte Fluminense, Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Macro Metropolitana Paulista e Vale do Rio Doce.