SAÚDE

Viçosa registra três mortes por Covid-19 em novembro

Tratam-se de três idosos, todos vacinados com esquema vacinal completo contra a Covid-19


Publicado em: 29/11/2022 às 09:31hs

Viçosa registra três mortes por Covid-19 em novembro

Três viçosenses morreram em decorrência de infecção por Covid-19 em novembro. Os óbitos, ocorridos em datas distintas, foram divulgados hoje, 29, pela Prefeitura.

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, um homem de 86 anos, que já havia tomado quatro doses de vacinas contra a Covid, faleceu no dia 22 de novembro. 

Outro idoso, de 87 anos, morreu no último domingo, 27. Ele já tinha tomado três doses da vacina, de acordo com o SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização).

O terceiro óbito, ocorrido ontem, 28, foi de uma senhora de 69 anos, também residente em Viçosa, vacinada com três doses, de acordo com SIPNI.

A Secretaria de Saúde explicou que as mortes somente são computadas depois que a Vigilância Epidemiológica recebe a declaração de óbito.

BOLETIM

De acordo com os dados do 730º Boletim Epidemiológico de Covid-19, divulgados nesta segunda-feira, 28, relativos ao período de 21 a 27 de novembro, foram realizados em Viçosa 740 testes de detecção do Coronavírus, sendo 214 casos positivos e 526 negativos. Foram registradas 79 altas.

A cidade contabiliza 18.794 casos confirmados de Covid-19, sendo que 18.373 pessoas estão recuperadas da doença. Há 261 casos ativos e 160 óbitos registrados. Desde o início da pandemia, já foram descartados 65.469 casos.

No HSJB (Hospital São João Batista), em leito de CTI, há registro de um paciente internado, com teste positivo para Covid-19. Trata-se de um idoso de 71 anos de idade, residente em Viçosa, imunizado com três doses da vacina. Em leito clínico, há quatro pacientes internados: uma idosa de Viçosa, de 85 anos de idade, vacinada com três doses do imunizante; e três idosos, de outros municípios, de 83, 82 e 69 anos de idade, todos positivos para Covid-19, sendo que o idoso de 83 anos foi vacinado com três doses, o de 82 anos com duas doses e o de 69 com quatro doses.

Já no HSS (Hospital São Sebastião), não há registros de pacientes internados em leitos clínicos pediátricos, obstétricos e de isolamento adulto.

TESTAGEM

Qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para que seja avaliada e, se necessário, encaminhada para a coleta do material. A marcação do teste de Covid-19 será feita pelas equipes das UBSs, que comunicarão o dia e o horário aos pacientes.