SAÚDE

Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada até o dia 30 em Minas

Nova data-limite para declarar é 9/1/2023; prorrogação atende pedido dos produtores rurais que encontram dificuldades na aquisição de doses do imunizante


Publicado em: 20/12/2022 às 14:56hs

Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada até o dia 30 em Minas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) prorrogou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. O novo prazo foi motivado pelo atraso na liberação, distribuição e oferta de doses dos imunizantes no mercado. Agora, o produtor rural pode adquirir a vacina e imunizar seu rebanho até o dia 30. Já a nova data-limite para declarar a vacinação é 9 de janeiro.

Segundo o diretor técnico do IMA, Guilherme Costa Negro Dias, mais de 22,2 milhões de cabeças já foram imunizadas em Minas Gerais, o que corresponde a 88,6%, índice de cobertura vacinal alcançado nesta segunda-feira, 19. A meta é vacinar 25 milhões de bovinos e bubalinos, cerca de 95% de cobertura. 

De acordo com o responsável pelo escritório do IMA em Viçosa, Marcelo de Souza, até a semana passada 66.382 bovinos de 2.035 criadores já haviam sido vacinados na região, perfazendo 79,5% do número previsto. Somente no município de Viçosa foram vacinados 6.816 bovinos de 218 criadores cadastrados, com um índice 64.3% de vacinação.

Além de Viçosa, o escritório seccional do IMA abrange as cidades de Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, São Miguel do Anta e Teixeiras. 

Para mais detalhes, os interessados podem acessar o site oficial do IMA ou se dirigir à rua Prof. Sebastião Lopes de Carvalho, 393 - casa 1 -centro, pelo telefone 3892-9722, ou por e-mail: vicosa@ima.mg.gov.br.

Declaração

O formulário unificado de declaração está disponível neste link. Nesses formulários é possível realizar a declaração da vacinação contra febre aftosa, a atualização dos dados cadastrais de outras espécies e as informações sobre a realização da vacinação contra a raiva.

A Declaração da Vacinação (DCL) pode ser realizada de diversas formas. Por meio do Portal do Produtor, pelo site ima.mg.gov.br, por e-mail do escritório do IMA correspondente ao município, nos postos de atendimento e conveniados ou, ainda, presencialmente, em uma das unidades do instituto.