SAÚDE

Unidade de Radioterapia de Ponte Nova está funcionando

O local foi reformado e modernizado. Futuramente, existe a expectativa de aumentar os turnos de atendimento aos paciente. Os serviços de radioterapia já estão sendo ofertados


Publicado em: 22/08/2022 às 14:01hs

Unidade de Radioterapia de Ponte Nova está funcionando

A Unidade de Radioterapia Francisco Bartholomeu, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), de Ponte Nova, já recebeu as devidas autorizações dos órgãos competentes para funcionamento, por isso já está atendendo os pacientes desde o início do ano. Contudo, a Unidade ainda não foi habilitada pelo Ministério da Saúde e só com a conclusão do processo o hospital passará a receber recursos, via SUS, para a realização dos atendimentos.

Assim, até o mês de junho, todas as sessões de radioterapia foram totalmente custeadas pelo HNSD. A partir do início de julho, segundo informou a Assessoria de Comunicação do hospital, os prefeitos e secretários da microrregião de Ponte Nova passaram a custear as sessões, até que seja concluído o processo de habilitação.

A assessoria informou também que o hospital vem realizando diversos investimentos no Instituto de Oncologia e já está em andamento a compra de um novo tomógrafo, que será dedicado exclusivamente para o setor. O aparelho será adquirido com recursos do Estado e o investimento será de mais de um milhão de reais. Além disso, será inaugurada, em breve, uma nova ala exclusiva para internação de pacientes oncológicos. O local foi reformado e futuramente, existe a expectativa de aumentar os turnos de atendimento aos pacientes. 

QUIMIOTERAPIA 

No dia 30 de maio, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), de Ponte Nova, recebeu diversas autoridades da microrregião de Viçosa, que puderam conhecer as instalações daquela casa, em especial a Unidade de Radioterapia Francisco Bartholomeu. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do serviço, a assistência do hospital e detalhes do equipamento e foi proposta a instalação de um braço da Unidade de Quimioterapia no Hospital São João Batista, em Viçosa, para atendimento aos pacientes locais e de cidades próximas.

Para isso, é aguardada uma definição das secretarias de saúde da microrregião de Viçosa para que seja dado andamento à implementação. 

Em corrente contrária, alguns vereadores e autoridades do poder executivo fazem coro para que o tratamento oncológico dos moradores de Viçosa continue sendo feito no Hospital do Câncer, em Muriaé.