SAÚDE

Samu treina profissionais na UFV

Treinamento para os profissionais da atenção básica das microrregiões de Viçosa e Ponte Nova continua hoje na UFV


Publicado em: 29/07/2022 às 14:56hs

Samu treina profissionais na UFV

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) começou ontem, 27, um Treinamento com os profissionais que atuam na APS- Atenção Primária à Saúde nas microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, visando a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O encontro é realizado no auditório Fernando Sabino, do Centro de Vivência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo como público-alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e agentes de saúde.

O treinamento de ontem reuniu os municípios de Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras, Viçosa, Amparo do Serra, Guaraciaba, Oratórios, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. Hoje, 28, no mesmo horário e local, o treinamento continua para os profissionais de Alvinópolis, Dom Silvério, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sericita e Urucânia.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Cideste), Júlio César de Oliveira Andrade, disse que o treinamento consiste em preparar o pessoal da saúde da região para a implantação do Samu, bem como orientá-lo sobre o funcionamento da rede. Antes, a equipe promoveu, também em Viçosa, no pátio do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem da UFV (Centreinar), um treinamento tático de como se proceder em diversas situações de emergência, para profissionais (condutor/socorrista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico) que vão atuar no resgate e no atendimento.

Também estiveram presentes no treinamento de ontem, a superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria, e o representante da Diretoria Executiva do Cisdeste, Luiz Fernandes Oliveira.

 

RUE

 Já o primeiro Treinamento da Rede de Urgência e Emergência – RUE, direcionado a médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepção e profissionais de nível superior da equipe complementar, será também no auditório do Centro de Convivência da UFV, no dia 2 de agosto, das 08h às 12h, envolvendo 61 profissionais de 9 hospitais e da região assim distribuídos: Ponte Nova - Hospital Arnaldo Gavazza (10), Ponte Nova - Hospital Nossa Senhora das Dores (10), Viçosa - Hospital São João Batista (10), Viçosa - Hospital São Sebastião (10), Rio Casca - Hospital Nossa Senhora da Conceição (5), Alvinópolis - Hospital Nossa Senhora de Lourdes (5), Raul Soares - Hospital São Sebastião (5), Guaraciaba - Hospital Santana (3) e Dom Silvério - Hospital Nossa Senhora da Saúde (3). 

O treinamento para a turma 2 será no dia 22 de agosto, também das 08h às 12h, no Auditório da Engenharia Florestal da UFV, com o mesmo número de profissionais daquelas unidades hospitalares.

O treinamento da RUE objetiva capacitar os profissionais a atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência.

 

Samu regional

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 na região ficou definida nas cerimônias de assinatura do Termo de Adesão e do Contrato de Rateio ocorridas nos dias 30 e 31 de maio, em Ponte Nova e Manhuaçu, respectivamente, reunindo prefeitos, gestores municipais de saúde, autoridades regionais e equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), responsável pelo serviço e pela coordenação da Central de Regulação Médica.

Além de Viçosa, o SAMU atenderá Araponga, Canaã, Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras. Todas as cidades irão pagar R$0,38 (trinta e oito centavos) pelo serviço por quantitativo populacional (cada habitante): “Será funcionamento 24hs, com equipe multidisciplinar médico, enfermagem e técnico de enfermagem. Ambulância teremos duas, uma de grande porte CTI e outra de suporte básico”, afiança Rainério.

A sede em construção em Viçosa está localizada anexa à Casa 38, da Vila Gianetti, onde se encontra instalado o Grupamento de Prevenção e Vistoria do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.