SAÚDE

Projeto Salve Vidas entrega 3º ventilador pulmonar para equipar pediatria do HSS

A escolha e aquisição deste equipamento se deu com a orientação técnica da médica Deise Felix Quintão, intensivista responsável pela UTI Pediátrica, onde já foram investidos R$ 246.260, pelo projeto


Publicado em: 16/12/2022 às 14:21hs

Projeto Salve Vidas entrega 3º ventilador pulmonar para equipar pediatria do HSS

No último dia 7, o projeto Salve Vidas entregou ao HSS (Hospital São Sebastião) um ventilador pulmonar eletrônico, controlado por microprocessador, com autoajuste de volume corrente de acordo com peso corporal ideal do paciente, indicado para unidades de terapia intensiva.

O equipamento possui recursos avançados que proporcionam suporte de ventilação invasiva e não invasiva e pode se adaptar a todas as categorias de pacientes, sejam eles adultos, pediátricos e neonatais, inclusive prematuros, com peso corporal a partir de 400 gramas, por período breve ou prolongado, permitindo a monitorização dos principais parâmetros de ventilação. O equipamento contempla a assistência para pacientes com ou sem capacidade de realizar esforços respiratórios próprios.

A escolha e aquisição deste equipamento se deu com a orientação técnica da médica Deise Felix Quintão, intensivista responsável pela UTI Pediátrica, onde já foram investidos R$ 246.260, pelo projeto.

Na ocasião da entrega do respirador, Deise expressou a importância da atuação do projeto Salve Vidas relatando que só foi possível abrir a UTIP com a doação. O HSS estava naquele momento final e a equipe analisou o que não poderia faltar quando as crianças chegassem à UTIP e não conseguiríamos fazer socorro a elas o tempo todo e não teríamos alternativa, não teria plano B e nem plano C. A UTIP precisava de um ventilador eficaz.

Mais de 140 crianças atendidas

A UTIP do Hospital São Sebastião já atendeu, desde a sua abertura, em maio deste ano, mais de 140 crianças com procedimentos seguros e humanizados, trazendo conforto e segurança para os pais que podem acompanhar de perto os filhos hospitalizados, sem precisar transferí-los para outro municípios.

A diretora do HSS, Ildamara Gandra de Menezes, falou das dificuldades da abertura da UTIP. Até há pouco tempo não tínhamos financiamento do governo, nem de Minas e nem do Federal, por questões burocráticas. 

Para o Rotary Club de Viçosa – Cidade Universitária é muito importante que o investimento seja realizado sob uma consulta técnica bem elaborada o que garante aquisições eficazes que atendam à necessidade apresentada pelo profissional da área e, que contenha elementos de tecnologia moderna e atualizada oferecendo condições à equipe médica de aplicar as melhores técnicas em favor da saúde do paciente. 

O Rotary Club de Viçosa – Cidade Universitária agradece a todos os doadores e parceiros do projeto Salve Vidas a confiança e o abençoado esforço que fazem para contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento dos nossos hospitais.