SAÚDE

Posto do Hemominas em Viçosa já coletou mais de 1.000 bolsas de sangue

A coleta pode ser agendada de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h no PACE, ou pelo telefone (31) 3874-8843


Publicado em: 22/03/2024 às 14:23hs

Posto do Hemominas em Viçosa já coletou mais de 1.000 bolsas de sangue

Inaugurado no dia 14 de fevereiro do ano passado, o Pace (Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas), em Viçosa, coletou, no período, 1.118 bolsas de sangue, com funcionamento apenas na quarta-feira e de 15 em 15 dias.

O secretário de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes, enquanto destacava o trabalho da equipe da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) pela dedicação para atender toda a demanda do Pace, disse que é objetivo da administração expandir a coleta para mais dias no decorrer das atividades e, com isso, ampliar a coleta no Estado de Minas Gerais, beneficiando inúmeras pessoas: “a  implantação do posto no município trouxe benefícios e mais acesso aos serviços de saúde nas proximidades do seu território”, pontuou.

O posto está instalado no segundo andar da sede do Cismiv (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), rua José dos Santos, 120, entre o Tribunal de Justiça (Fórum) e o (Ceae) Centro Estadual de Atenção Especializada, no antigo Colégio de Viçosa (Prefeitura).

Para doar, é necessário agendar antes, o que pode ser feito no Pace, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h, ou pelo telefone (31) 3874-8843. Municípios vizinhos que queiram agendar caravanas (grupos de pessoas) para doação, podem fazer pelo E-mail: hemominas@vicosa.mg.gov.br

O sangue coletado não é estocado em Viçosa. Após o final da coleta, os tubos com amostras (preparados no próprio Pace) são enviados para análise em Belo Horizonte e as bolsas, levadas para o Hemominas de Ponte Nova, todos devidamente identificados e acondicionados em embalagens especiais. 

Para lembrar

Inaugurado com uma pomposa solenidade em 22 de dezembro de 2022, que contou com a presença de diversas autoridades, inclusive com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, e da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, o Pace só entrou em funcionamento no mês de fevereiro seguinte, em decorrência do atraso do treinamento da equipe, em virtude de problemas de saúde de um funcionário que iria atuar na equipe, conforme informou Rainério na ocasião.