SAÚDE

Minas Gerais recebe primeiras doses de vacina contra a dengue

Imunizantes Qdenga chegaram ao estado na manhã desta quinta-feira (22/2)


Publicado em: 22/02/2024 às 16:48hs

Minas Gerais recebe primeiras doses de vacina contra a dengue
Foto: Fábio Marchetto /SES-MG

O primeiro lote de vacinas contra a dengue chegou em Minas Gerais nesta quinta-feira (22). São 78.790 doses para iniciar a imunização dos mineiros de 10 e 11 anos. Os imunizantes serão distribuídos a 22 municípios das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e de Coronel Fabriciano/Timóteo.

Essas regiões foram selecionadas por terem pelo menos um município com mais de 100 mil habitantes, terem registrado alta transmissão de dengue no último período sazonal e terem maior predominância do sorotipo DENV-2. Esses três critérios foram definidos pelo Ministério da Saúde, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações e da Organização Mundial de Saúde.

Dos municípios que receberão a vacina, nove são da região de Saúde de Coronel Fabriciano/Timóteo (Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo D'água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo).

Outros 13 são da região de Saúde de Belo Horizonte/Nova Lima Caeté (Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas).


Dengue em Minas

Até esta quinta-feira (22), Minas Gerais já registrou 268.903 casos prováveis de dengue, sendo 93.059 confirmados. Também há 36 óbitos confirmados pela doença no estado e outros 155 em investigação. Os dados estão disponíveis no Painel de Monitoramento de Casos de Arborviroses.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 29.864 casos prováveis da doença, dos quais 19.256 foram confirmados. Até o momento, cinco óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.