SAÚDE

Febre Chikungunya investigada em Viçosa

O inseto adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença


Publicado em: 17/10/2014 às 11:10hs

Febre Chikungunya investigada em Viçosa
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais investiga o caso suspeito de febre Chikungunya em uma pessoa de Viçosa, de sexo nem idade revelados pela assessoria. A doença infecciosa é transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, sendo esse último responsável também pela transmissão da dengue. De acordo com a assessoria de imprensa da SES, uma amostra foi coletada e enviada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise. O resultado com o diagnóstico deverá ser divulgado até o final desta semana.
Segundo a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa, a notificação foi recebida no dia 9 de outubro e o primeiro atendimento ao paciente foi realizado no Serviço de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O paciente relatou que começou a sentir febre, calafrios e dor nas articulações após uma viagem ao Norte do país. Ainda de acordo com a pasta, foi realizado teste para malária, primeira hipótese diagnosticada, mas o resultado foi negativo. Por isso, no dia 10 de outubro, foi encaminhado material para o laboratório da Funed para realizar a sorologia.
Ainda de acordo com a SES, outros casos estão em análise nas cidades de Belo Horizonte,Contagem, Monte Claros e Coronel Fabriciano. O primeiro caso de transmissão dentro do Estado foi confirmado durante coletiva de imprensa realizada na tarde da segunda-feira última. A paciente é uma mulher de 48 anos, da cidade de Matozinhos.
Os sintomas da doença são semelhantes ao da dengue, como dores no corpo, nas articulações, febre acima dos 38,5°. Ela pode se apresentar em três fases: aguda, que é fase mais simples; a subaguda, que pode durar por três meses; e a fase crônica, que pode se manifestar por meio de fortes dores articulares mesmo depois do tratamento.
 
Transmissão
O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. O inseto adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.
Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. Depois da picada, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de três a sete dias. A maioria dos indivíduos apresentam doença sintomática após um período de incubação de dez dias. Porém, nem todos os indivíduos infectados com o vírus desenvolvem sintomas.
 
A doença no país
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o dia 4 de outubro foram registrados 211 casos no país.  Do total, 38 são importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa e os outros 137 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão.