SAÚDE

Eventos chamam a atenção para diagnóstico e prevenção do câncer de mama em cães e gatos

O diagnóstico e a prevenção do câncer de mama em cães e gatos estarão em foco na UFV esta semana


Publicado em: 18/10/2022 às 14:38hs

Eventos chamam a atenção para diagnóstico e prevenção do câncer de mama em cães e gatos

Neste sábado, 22, o Hospital Veterinário da UFV promove, nas Quatro Pilastras, um evento que pretende conscientizar os tutores de cães e gatos acerca do câncer de mama nesses animais. Das 13h às 18h, o Outubro Rosa Pet promoverá diferentes atividades, como distribuição de cartilhas educativas a respeito do assunto e dos mitos e verdades sobre a castração. 

Equipes de médicos veterinários da UFV, da Univiçosa e de clínicas e hospitais veterinários da região também irão orientar sobre a realização do diagnóstico precoce do tumor, por meio do exame de toque nos animais.

Durante toda a tarde, haverá atividades recreativas, como concursos que premiam os pets em diferentes categorias. Para o público infantil haverá a doação de balões de bichos, pintura de rosto e passeios a cavalo e pescaria, além da distribuição gratuita de pipoca e algodão doce. 

Palestras sobre o assunto

Nos dias 18 e 19 de outubro, haverá o ciclo de palestras Outubro Rosa em Cães e Gatos, direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação e médicos veterinários. As palestras serão ministradas por docentes da UFV, da Univiçosa e especialistas em oncologia e acontecerão, a partir das 18h30, no anfiteatro do Departamento de Veterinária (DVT). Com entrada gratuita, os organizadores solicitam aos participantes que levem um quilo de alimento não perecível para ser doado a comunidades de Viçosa.