SAÚDE

Cirurgias eletivas suspensas em Viçosa

Medida estadual está em vigor para evitar sobrecarga no sistema de saúde


Publicado em: 18/02/2021 às 12:00hs

Cirurgias eletivas suspensas em Viçosa
Foto: arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) suspendeu a realização de cirurgias eletivas e procedimentos cirúrgicos considerados não-essenciais. A medida vale para 7 macrorregiões de saúde, incluindo a Leste do Sul, onde Viçosa está localizada.

De acordo com a Resolução da SES nº 6405/20, a suspensão tem como objetivo evitar o esgotamento da rede pública de saúde com a ocupação de leitos de CTI, em função do aumento das internações causadas pela Covid-19. A recomendação vale para internações feitas pelo SUS e também pelos planos de saúde que atuam em Viçosa.

A medida não vale para casos graves e essenciais, assim como para pacientes cardíacos ou oncológicos e também para casos de exceções justificadas pelo médico, afirma o Secretário de Saúde de Viçosa, Júlio César de Abreu Cotta.

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, a situação vinha sendo discutida nas reuniões do COES, inclusive com recomendação para que os hospitais adotassem a medida. A resolução estadual começou a valer no dia 12 de fevereiro e tem validade de 15 dias, portanto, até a próxima sexta, dia 26. Entretanto, a suspensão das eletivas pode ser revista como ação preventiva, de acordo com a taxa de ocupação dos leitos na região.

Atualmente, de acordo com o Minas Consciente, a macrorregião Leste do Sul está classificada na onda vermelha. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19.