SAÚDE

Aumento dos casos de Covid

No mês de junho foram registrados 1.104 novos casos da doença no município que, ontem, quarta-feira, tinha 707 casos ativos da doença


Publicado em: 01/07/2022 às 09:57hs

Aumento dos casos de Covid

Até ontem, quarta-feira, foram contabilizados 1104 casos de Covid na cidade, só no mês de junho. No período, também um óbito foi registrado.

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Viçosa divulgou ontem, quarta-feira, os casos confirmados de Covid-19, referente ao dia anterior. Foram realizados 226 testes de detecção do Coronavírus, sendo 86 resultados positivos e 140 negativos. Em todo o mês de junho, foram confirmados 1.104 casos na cidade, número pouco abaixo do mês de fevereiro, quando 1.485 pessoas foram infectadas pelo vírus. Nos demais meses de 2022, foram contabilizados 4.541 casos em janeiro; 73 em março; 44 em abril; e 273 em maio.

No HSJB (Hospital São João Batista), há um paciente de 73 anos, que já foi imunizado com três doses da vacina, internado em leito de CTI, que testou positivo para Covid-19. No mesmo hospital, em leito clínico, há um paciente de outro município internado, confirmado para Covid-19, e quatro pacientes de Viçosa, sendo um com 100 anos de idade, um com 73 e dois com 55 anos, todos confirmados para Covid-19. O paciente de 73 anos e um dos que tem 55 anos já foram imunizados com três doses da vacina. O de 100 anos e o outro de 55 tomaram as duas doses do imunológico. No HSS Hospital São Sebastião, não há paciente internado tanto em leito clínico obstétrico, quanto em leito clínico pediátrico.

Pelo boletim de ontem, Viçosa contabiliza também 10 casos em investigação, sendo cinco pacientes monitorados e quatro aguardando resultado de exame. Desde o início da pandemia, foram 17.156 casos confirmados de Covid-19, 16.297 pessoas recuperadas da doença e 152 óbitos registrados. O último óbito foi registrado no dia 19, quando um senhor de 83 anos faleceu no Hospital São João Batista, onde estava internado para tratar da doença. 

O secretário de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes, informou que a Prefeitura continua não adotando nenhuma medida efetiva de restrição em relação à Covid: “Iremos manter os ditames do Minas Consciente, por enquanto, e continuaremos o monitoramento, ofertando teste e vacinação à população. O uso de máscara permanece facultativo”, declarou.

Qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua residência, para que seja avaliado e, se necessário, encaminhado para a coleta do material. A marcação do teste de Covi-19 será feita pelas equipes das UBSs, que comunicarão o dia e o horário aos pacientes.