SAÚDE

Audiência pública busca respostas para críticas ao atendimento nos hospitais de Viçosa

Casos de mau atendimento ganharam repercussão e motivaram o debate


Publicado em: 23/12/2021 às 11:10hs

Audiência pública busca respostas para críticas ao atendimento nos hospitais de Viçosa

Vereadores e autoridades da saúde de Viçosa e municípios da região vinculados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) estiveram reunidos na quarta-feira da semana passada, 15, para esclarecer a situação dos hospitais São Sebastião e São João Batista. As queixas relacionadas ao mau atendimento nos hospitais tem sido recorrente ao longo do ano e, por diversas vezes, os vereadores abordaram o assunto.

Dois casos de mais destaque foram relatados por Ademir Barbosa, que perdeu o filho recém-nascido em um caso de violência obstétrica no HSS. Outro cidadão, Thiago Guimarães, morador de Pedra do Anta, também descreveu uma situação de má conduta médica e atendimento recebido pela esposa, no mesmo hospital.

A diretora administrativa do HSS, Ildamara Menezes, reconheceu que o hospital poderia ter feito uma acolhimento melhor e explicou que comissões internas investigam os casos citados. “É um trabalho clínico e, se houve conduta errada, vamos melhorar o fluxo de trabalho dentro do São Sebastião”, afirmou.

Ela apresentou relatório de que, dos 1.858 pacientes atendidos por mês no HSS, cerca de 68% não deveria estar na porta do hospital. São casos que deveriam ser tratados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros: “a emergência do hospital está sufocada”.

O diretor clínico de ambos os hospitais viçosenses, o médico Leonardo Fenyves, disse que tem “o maior interesse em apurar se houve negligência, imprudência ou, até mesmo, imperícia nos casos relatados”. Em sua fala, ele atribuiu a sobrecarga no atendimento à um conjunto de fatores ligados aos órgãos públicos: “se houvesse atuação contínua e comunicação adequada, os recursos seriam melhor aproveitados”.

Os trabalhos firam presididos pelo vereador Sérgio Marota (PSL), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social e também contou com a presença do secretário de Saúde de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes; o diretor do HSJB, Renan Carvalhaes; o Prefeito Municipal de Cajuri, Ricardo Andrade (DEM), representando o Executivo e demais prefeitos da região; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adão Oliveira. Também foram convidados: o ex-Diretor do HSJB, Sérgio Pinheiro; o secretário de Saúde de Coimbra, Amarildo de Paula; a chefe de Gabinete e representante do prefeito de Canaã, Karine Lelis; o representante da Secretaria de Saúde de Pedra do Anta, Antônio de Pádua Barbosa; e os presidentes do HSJB, Lacyr Dias Filho e Joaquim de Andrade Neto.