SAÚDE

Reunião discutiu sobre abandono e ataques de cães em Viçosa

O objetivo da reunião foi promover um debate com amplos setores associados à causa e encontrar soluções a serem desenvolvidas de forma conjunta


Publicado em: 13/01/2023 às 13:55hs

Reunião discutiu sobre abandono e ataques de cães em Viçosa

Na tarde desta quinta-feira, 12, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Viçosa uma reunião para discutir sobre os cães abandonados no município, em especial, na UFV. O encontro foi solicitado pelo Superintendente da FUNARBE (Fundação Arthur Bernardes), Milton Lourenço. Além do presidente da Casa Legislativa, Vereador Rafael Cassimiro (PSDB), estiveram presentes a Vereador Marly Coelho (PSC), representantes da SOVIPA (Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais), o Secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos e outros representantes da Prefeitura.

O ofício encaminhado pelo superintendente para a realização da reunião trouxe os dizeres: ‘’A FUNARBE alerta às questões ambientais e de saúde pública e vem manifestar sua preocupação com a problemática do abandono e da reprodução desordenada de cães no Município, em especial no Campus Universitário, onde vivem inúmeros cães de rua em situação de abandono’’, relatando, também, episódios de ataques a funcionários, ciclistas e motociclistas. 

Como encaminhamento da reunião, foram propostas as seguintes soluções para diminuir a incidência dos ataques e abandonos: 

  • Criação de um comedouro em locais mais afastados no Campus da Universidade; 

  • Promover a vacinação e castração dos cães; 

  • Desenvolver políticas públicas que monitorem o número de abandono no Município através da elaboração de um CENSO animal, a fim de fazer um levantamento do número real de animais abandonados no Município, conseguindo, assim, identificar o tamanho do problema para melhor solucioná-lo. 

Os participantes reforçaram a importância da colaboração e parceria da UFV com a Prefeitura e os protetores, a fim de que as responsabilidades sejam divididas. Milton, superintendente da FUNARBE, solicitou um levantamento de custos e de prioridades às representantes da causa animal, se comprometendo a reunir com a Universidade para que sejam analisadas as possibilidades de ações conjuntas a serem realizadas para solucionar o problema.