POLÍTICA

Zema fará anúncio de ampliação do SAMU em Viçosa nesta sexta, 20

Governador também deve participar de um almoço com lideranças e prefeitos da base


Publicado em: 19/08/2021 às 09:38hs

Zema fará anúncio de ampliação do SAMU em Viçosa nesta sexta, 20

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) cumpre agenda na região a partir de hoje. A primeira passagem será por Goianá, Tabuleiro e Ubá. Amanhã, passará por Visconde do Rio Branco, pela manhã, e à tarde estará em Viçosa, para o anúncio da ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 para o território Leste do Sul.

Zema também deve participar de um almoço com lideranças e prefeitos da base. O encontro está sendo articulado pelo deputado estadual Roberto Andrade (Avante), que tem recebido relevante atenção do gabinete do governador de Minas.

O evento com a presença do governador será realizado na sede do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, às 15h30. Também devem ser feitos anúncios relacionados à melhoria do atendimento de urgência e emergência.

SAMU EM VIÇOSA

Na edição do dia 5 de agosto, o Folha da Mata noticiou, em primeira mão, que a implantação do SAMU nas microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e que a expectativa é de que o serviço já esteja em operação em dezembro de 2021.

Uma apresentação aconteceu no último dia 3 aos prefeitos e gestores de saúde dessas cidades. Na ocasião, foi anunciada a incorporação da macrorregião Leste do Sul ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), com sede em Juiz de Fora.

O processo de ampliação do SAMU envolve a incorporação de 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias. A adesão de Viçosa terá que passar pela Câmara Municipal.

A Macrorregião Leste do Sul contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.