POLÍTICA

Senadores citam doce de leite de Viçosa durante votação

Políticos mineiros defenderam o doce de leite, em tom de brincadeira


Publicado em: 06/12/2021 às 13:58hs

Senadores citam doce de leite de Viçosa durante votação
Foto: divulgação/Senado Federal

Durante a sessão de votação da PEC dos Precatórios no Senado Federal, realizada no dia 02 de dezembro, o nome de Viçosa foi citado por senadores que conhecem o famoso doce de leite fabricado no município.

Os senadores expunham os votos dos partidos e coligações sobre a proposta de emenda à constituição que estabelece o novo regime de pagamentos de precatórios. A senadora Kátia Abreu (PP) concluiu a votação segurando uma bandeja com doces que trouxe de um evento organizado por ela, sobre economia criativa das regiões Sul e Centro Oeste.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), cobrou o doce de leite e, na sequência, o senador mineiro Antônio Anastasia corrigiu a senadora dizendo que a cidade do doce de leite chama-se Viçosa: “eu até já trouxe muito”, disse o senador ao referir-se ao doce.

A brincadeira leva a sério a máxima de “conquistar pela boca” e tem um tom de provocação. Tanto Kátia Abreu quanto Anastasia disputam uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), mas o "preferido" de Rodrigo Pacheco seria o senador mineiro.

PEC DOS PRECATÓRIOS

E apesar do breve momento de descontração, a PEC dos precatórios tem mobilizado a Câmara e o Senado nos últimos meses. Conhecida como a “PEC do Calote”, a proposta abre espaço de mais de R$ 106 bilhões no orçamento e permite o financiamento do Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família e tem recebido críticas por seu viés eleitoreiro.

Precatórios são as dívidas que a União, Estados ou Municípios devem pagar a pessoas físicas e jurídicas após decisões judiciais finais que não cabem mais recursos (trânsito em julgado). Na prática, a PEC permite o adiamento e parcelamento dessas dívidas, que ainda precisarão ser pagas, mas por outras gestões do Executivo Federal.

Veja o trecho da sessão, transmitida pela TV Senado: