POLÍTICA

Mais de 5,5 mil viçosenses precisam regularizar título para votar em outubro

Prazo para regularização termina no dia 4 de maio e adolescentes com 15 anos, que completam 16 até a data das eleições, já podem solicitar a emissão do documento


Publicado em: 22/02/2022 às 21:44hs

Mais de 5,5 mil viçosenses precisam regularizar título para votar em outubro
Foto: reprodução

As Eleições 2022 são só em outubro, mas daqui a menos de três meses vence um prazo bastante importante para os eleitores. No dia 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e os cidadãos têm apenas até essa data para solicitar a emissão da primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor e estar com o documento pronto para exercer o direito de voto.

A regularização precisa ser solicitada por 5.585 eleitores viçosenses que estão com o título cancelado. Isso equivale a 8,81% do eleitorado total, que é de pouco mais de 68 mil eleitores. Em Cajuri, 457 eleitores estão com o título cancelado. Em Paula Cândido, são 961 e, em Coimbra, 1.031 eleitores precisam ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Entre os quatro municípios da 282ª Zona Eleitoral (ZE), Coimbra é o único que já passou pela revisão biométrica. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), houve 478 títulos cancelados em Coimbra em razão do não comparecimento de eleitores a essa revisão.

Os principais motivos de cancelamento são ausência de voto e justificativa em três eleições consecutivas e ausência à revisão de eleitorado no município, quando é obrigatório o comparecimento dos eleitores para atualização do cadastro. Também há cancelamentos motivados pelo falecimento do eleitor ou quando a pessoa tem mais de uma inscrição na Justiça Eleitoral.

Em Viçosa, 1.423 se ausentaram do voto e não apresentaram justificativa nas últimas três eleições. Atualmente, Viçosa possui 57.739 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, quando os brasileiros vão às urnas para escolher deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da república. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro.

VOTO DE ADOLESCENTES

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento: até dia 4 de maio de 2022.

COMO REGULARIZAR

O eleitor pode conferir a situação do seu título no site do TRE (www.tre-mg.jus.br) ou ligando para o Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600. O pedido de regularização pode ser feito também pela internet, pelo sistema Título Net, no site do TRE.

O eleitor que não tiver acesso à internet ou tiver dificuldades com o uso do sistema pode buscar atendimento presencial na sede da 282ª Zona Eleitoral, mas é obrigatório agendar dia e horário para comparecer ao cartório. O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor.

A sede da 282ª ZE, localizada no Fórum de Viçosa, atende pelo telefone (31) 3891-6018 e funciona das 12 às 18 horas.