POLÍCIA

Viçosense é presa após aplicar golpe do ‘falso pix’ em cirurgiã plástica

Segundo a Polícia Civil, ela também fez vítimas em Belo Horizonte, Viçosa, Ponte Nova, São João Del Rey, Contagem e até em outros estados, como no Rio de Janeiro, onde foi presa por estelionato em 2021


Publicado em: 18/10/2022 às 14:24hs

Viçosense é presa após aplicar golpe do ‘falso pix’ em cirurgiã plástica

Uma viçosense de 31 anos foi presa em flagrante nesta segunda-feira, 17, após aplicar o golpe do falso PIX, no pagamento de uma cirurgia plástica em uma clínica no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.

A médica Geovana Brandão, vítima do golpe, contou à polícia que Bárbara Elisa Balbino Teixeira agendou pela internet uma consulta plástica para fazer lipoescultura, colocar prótese nos seios e realizar botox no rosto. Após receber o orçamento, ela simulou uma transação bancária de R$35 mil e marcou a cirurgia.

De acordo com a vítima, só depois ela conferiu com o setor financeiro se o valor havia caído em sua conta. No momento em que percebeu que não havia recebido o dinheiro, a médica procurou uma advogada e registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia da Polícia Civil da capital.

“Ela já quis marcar a cirurgia pro dia 30 de setembro, e falou que ia fazer pagamentos à vista no PIX [...] disse que por conta do limite diário teria que fazer três transações e me mandou três comprovantes. Eu vi que tinham comprovantes de PIX sem identificação de código, data, horário... tem o código de transação mas sem dados que costumam ter. Eu não imaginava, né... Ela é bem articulada, falava que trabalhava na Alemanha e com a pandemia ela teve que voltar, que a conta é da Alemanha. Deu chocolates caros para todo mundo da equipe, deu flores para toda equipe,” afirmou a médica Geovana Brandão.

Após a cirurgia, a suspeita passou quatro dias em uma hospedagem de outra vítima e também fez um falso PIX de R$2.800.

A estelionatária continuou em contato com as vítimas dizendo que iria pagar o que devia e chegou a voltar no consultório médico, nesta segunda, 17, para uma consulta de retorno pós operatório, data em que também seria feito o botox, procedimento facial, quando foi presa em flagrante pela Polícia Civil e assumiu a autoria do crime.

De acordo com a polícia, Bárbara fez várias vítimas em Belo Horizonte, onde também aplicou o golpe do 'falso PIX' na cuidadora que a acompanhou no pós operatório, na padaria, na floricultura e até no motorista de aplicativo que a levou de volta para Viçosa, onde mora.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, há rastros de crimes praticados por ela em várias cidades mineiras, tais como Ponte Nova, São João Del Rey, Contagem e até em outros estados, como no Rio de Janeiro, onde inclusive, ela foi presa por estelionato em 2021.

"Foi feito levantamento de vida pregressa dela, foi presa no Rio pelo mesmo golpe, também acusada de praticar outras fraudes, laudos e documentos, fraudes em outras cidades mesmo modus operandi, falso PIX [...] ela foi presa em flagrante na data de hoje, não há previsão de fiança no caso dela," afirmou a delegada Marina Cardoso Nascimento.

A delegada faz um alerta para que as pessoas, principalmente, comerciantes fiquem atentos na hora de receberem valores por transferências feitas pelo PIX.

"Tem que conferir no momento que a pessoa apresenta a foto no celular se efetivamente já está no extrato ou aguardar o tempo necessário antes de dar contrapartida que pagou."