POLÍCIA

Câmeras de monitoramento reforçam a segurança em Canaã

Sistema "Olho Vivo" foi instalado em parceria da Polícia Militar com a prefeitura


Publicado em: 24/12/2021 às 09:00hs

Câmeras de monitoramento reforçam a segurança em Canaã
Foto: Prefeitura de Canaã

O município de Canaã passou a contar, a partir dessa semana, com um novo sistema de videomonitoramento de áreas públicas, o “Olho Vivo”. Ao todo, 11 câmeras foram instaladas em todos os acessos à cidade e também na praça central.

De acordo com o prefeito de Canaã, Zé Ivanir (Patriota), a intenção é reforçar a segurança na cidade e no comércio: “os comerciantes se sentiam desprotegidos e, com a colocação das câmeras, a sensação de segurança aumenta”, explicou. A implantação do sistema foi possível graças a uma parceria da prefeitura de Canaã com a Polícia Militar que atua no município. O Executivo adquiriu todos os equipamentos e caberá à PM realizar o trabalho de vigilância.

O sistema conta com a tecnologia de inteligência artificial que possibilita a análise e a combinação das imagens de alta definição, captadas pelas câmeras. Além de ajudar no combate à criminalidade, as câmeras podem auxiliar na gestão do trânsito e de outros serviços públicos ofertados à população, permitindo a identificação de placas, marcas, cores dos veículos, detalhes das roupas e a expressão facial de pessoas em circulação.

As imagens são transmitidas em tempo real para a central de operações, que fica no destacamento da PM no município, onde são armazenadas e salvas por 15 dias. O sinal também pode ser acessado por celular, apenas por pessoas autorizadas, fazendo com que o monitoramento seja constante.

“O sistema de monitoramento é uma excelente ferramenta para auxiliarmos a população canaense, em busca sempre da melhoria dos serviços prestados. Um indivíduo ou um veículo suspeito poderá ser detectado com mais facilidade”, disse o Sargento Isaías, reconhecendo a importância da parceria com o poder público para a implantação do serviço.

olho-vivo-canaa