Oficina marca 1ª Festa do Doce do Leite de Viçosa
Realizada em parceria com a Prefeitura de Viçosa, o curso do Senar reuniu dezenas de mulheres para aprimorar os conhecimentos na cozinha e aprender mais sobre as melhores formas de produzir o doce de leite
Os dias 11 e 12 de setembro de 2026 ficaram marcados para a história viçosense. Pela primeira vez, a cidade de Viçosa, intitulada Capital Estadual do Doce de Leite, foi protagonista da sua 1ª Festa do Doce de Leite, em que foram reunidas atividades únicas voltadas à promoção da iguaria.
Na programação, uma ação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) se destacou entre exposições, concurso municipal e shows.
A oficina Doce de Leite na Prática reuniu dezenas de mulheres para aprender a produzir a sobremesa de forma pastosa e de corte.
A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Viçosa, trouxe a instrutora Hiasmyne Medeiros, especialista na área, para apresentar novas alternativas do produto.
Segundo ela, o curso foi uma oportunidade para descobrir possibilidades de empreendimento com o doce de leite. A produtora rural, Marinelza Lopes, moradora do distrito de Cachoeirinha, concorda com a instrutora.
“Como Viçosa já é conhecida pelo doce de leite, poder fazer essa formação na programação da festa foi muito bom ao enriquecer o meu conhecimento sobre o doce para que eu possa trabalhar e aumentar minha renda com mais esse produto”, disse.
De acordo com Marinelza, a oficina ampliou os horizontes de renda dela, que já produz geleias, molhos artesanais e conservas.
Além disso, conforme mencionado, a 1ª Festa do Doce de Leite reuniu milhares de pessoas no Grama das Quatro Pilastras da UFV, centro de Viçosa, para desfrutarem de música,


